Delegacia de crimes na internet SP

Com a popularização da internet e o número cada vez maior de pessoas que acessam diariamente a rede mundial de computadores, também tem crescido…

Com a popularização da internet e o número cada vez maior de pessoas que acessam diariamente a rede mundial de computadores, também tem crescido a quantidade de crimes que ocorrem através da internet, os chamados “cibercrimes”, também conhecidos como crimes digitais ou crimes virtuais.

Os crimes cometidos através da internet também são passíveis de punição (Foto: Divulgação)

As práticas criminosas utilizando meios eletrônicos, como a web, também são passíveis de punição, assim como qualquer crime que ocorre fora do mundo virtual, pois o ciberespaço é igualmente um espaço público e regido por leis, ao contrário do que possam pensar algumas pessoas, achando que a internet é uma terra sem lei. Já existem, inclusive, várias delegacias especializadas em crimes na internet, responsáveis por investigar as denúncias.

Como muitos têm essa crença de que o que fazem de errado no mundo virtual não será punido, os crimes virtuais estão crescendo bastante. É por isso que ao utilizar a internet, principalmente em computadores públicos, de bibliotecas ou lan houses, você deve ter o máximo possível de cuidado, pois nessas máquinas, a ação dos criminosos virtuais pode ser um pouco mais fácil de ser realizada, devido ao grande número de pessoas que as utilizam.

Fique por dentro: Conheça as leis que punem os crimes cometidos na internet

Cibercrimes mais comuns

A atriz Carolina Dieckmann, recentemente foi vítima de criminosos virtuais (Foto: Divulgação)

Entre os crimes cometidos pela internet, alguns dos mais comuns são:

– Calúnia

– Difamação

– Injúria

Estelionato

– Violação de direitos autorais

– Compras feitas pela internet e não recebidas pelos consumidores

– Uso indevido de senhas

Leia Também:  Loja Online La Redoute

– Roubo de contas de e-mail e perfis de redes sociais

Pedofilia

– Venda de objetos roubados

– Comércio de remédios proibidos

Relembre o caso: Hackers que divulgaram fotos íntimas de Carolina Dieckmann foram identificados

Endereço da Delegacia de Crimes Eletrônicos SP

Quem for vítima de crimes virtuais deve procurar as delegacias especializadas em cibercrimes (Foto: Divulgação)

Caso você tenha sido vítima de um crime virtual, é muito importante registrar boletim de ocorrência e fazer a denúncia na Delegacia de Polícia mais próxima. Se na sua cidade houver uma delegacia de crimes na internet, o mais indicado é procurá-la diretamente.

Para quem mora na cidade de São Paulo, a delegacia especializada nesse tipo de crime é DIG – DEIC – 4ª Delegacia Especializada em Delitos por Meios Eletrônicos, localizada na Avenida Zaki Narchi, 152, Carandiru.

Quem preferir o atendimento pelo telefone deve ligar para o número (11) 2221-7030 ou (11) 2224-0300. Já aqueles que preferirem o contato via internet, basta mandar mensagem para o e-mail [email protected]. Pessoalmente, pelo telefone ou via web, você pode tirar dúvidas sobre os cibercrimes ou fazer uma denúncia.

Top