Pagamento de PIS: perguntas e respostas

O PIS (Programa de Integração Social) é um dinheiro extra pago ao trabalhador do setor privado. O benefício é regido pela Caixa Econômica Federal…

Por Isabella Moretti em 26/12/2012

O PIS (Programa de Integração Social) é um dinheiro extra pago ao trabalhador do setor privado. O benefício é regido pela Caixa Econômica Federal e pode ser sacado apenas pelos profissionais que possuem cadastro.

O PIS é um benefício destinado ao trabalhador do setor privado. (Foto:Divulgação)

O trabalhador só tem direito a receber o benefício do PIS se o seu patrão efetuar o cadastramento no programa. Com o documento de cadastro preenchido, o empregado recebe em seu endereço um cartão com o seu número do NIS (Número de Inscrição Social). Este recurso é importante para efetuar consultas ou realizar saque.

Saiba mais: PIS: como saber se tenho direito

Perguntas e respostas sobre o PIS

Embora o programa criado pelo Governo Federal já exista há algum tempo, as pessoas ainda costumam ter dúvidas a respeito do pagamento de PIS. Veja a seguir uma série de perguntas e respostas sobre o assunto.

Para receber o abono, é necessário estar cadastrado no PIS a mais de 5 anos. (Foto:Divulgação)

Quem tem direito ao PIS?
O PIS é um benefício concedido ao trabalhador do setor privado, com pelo menos cinco anos de inscrição no Programa. Para receber o abono, o empregado deve ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias do ano-base. Ele também deve receber até dois salários mínimos por mês.

Onde é feito o cadastramento do PIS?
Em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Qual o valor do pagamento do PIS?
O abono salarial equivale o valor do salário mínimo, ou seja, em 2013 ele será de R$ 678.

O que é preciso para receber o dinheiro do PIS?
O trabalhador precisa portar o documento que comprova o seu cadastro no programa, ou seja, o cartão com o número do NIS.

O trabalhador pode ir a uma das agências da Caixa para receber o PIS. (Foto:Divulgação)

O que o trabalhador deve fazer se perder o cartão do PIS?
Em caso de roubo ou perda do cartão do PIS, o trabalhador deve solicitar uma segunda via em uma das agências da Caixa. Para isso, é necessário apresentar a Carteira Profissional ou algum documento de identificação.

Como é feito o pagamento do PIS?
O pagamento do PIS segue a ordem de um calendário, que leva em consideração o mês de nascimento do trabalhador. No exercício de 2012/2013, o dinheiro pode ser sacado até 28 de junho de 2013.

O abono salarial fica disponível o ano inteiro?
Não. O pagamento do PIS começa em julho de um ano e termina em junho do ano seguinte. Se o saque do dinheiro não for efetuado dentro do prazo, o trabalhador perde o benefício daquele ano.

Veja também: Pis Pasep 2012, calendário de pagamentos, consulta

Top