Detran SP: IPVA, consultar multas

Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo conta com site funcional, repleto de serviços e informações para consultas rápidas, além de dados…

Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo conta com site funcional, repleto de serviços e informações para consultas rápidas, além de dados estatísticos sobre os veículos do Estado, simulado da prova de Permissão para dirigir e informação de educação para o trânsito.

(Foto: Divulgação)

Detran SP: IPVA, consultar multas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) SP é um órgão ligado ao governo que tem como função fiscalizar a circulação de veículos pelo estado paulista. Ele também é responsável por dar orientação aos motoristas e condutores profissionais de como agir corretamente na estrada, gerar boletos relativos ao IPVA e ainda permitir a consulta de multas cometidas.

Site do Detran ainda conta com área voltada para educação no trânsito. (Foto: Divulgação)

Site do Detran ainda conta com área voltada para educação no trânsito. (Foto: Divulgação)

Principais serviços do Detran SP

No site oficial do Detran SP, o http://www.detran.sp.gov.br, é possível conferir alguns serviços online que são constantemente buscados por motoristas e condutores que acessam a página do Departamento de trânsito. Localizados logo no centro da página, exatamente no canto superior, a lista dos principais serviços do Detran SP exige apenas um rápido cadastro para consulta e traz opções como:

 

  • Faça o simulado de provas

Opção onde é possível treinar para as provas e testes exigidos pelo Detran como obrigatórios para tirar a primeira habilitação ou renovar a CNH.

 

  • Mudança endereço veículo

Essa alteração cadastral é necessária para que seus documentos fiquem atualizados no sistema do Detran de SP e você não apareça como condutor com irregularidades para o departamento de trânsito.

 

  • Acompanhamento de serviços

Nessa modalidade de acesso é possível conferir o status no andamento dos serviços que solicitou ara o departamento de trânsito.

 

  • Histórico certidão CNH

Este serviço permite ao condutor profissional e motorista de passeio pesquisar todo o seu histórico de dados e informações relacionados a sua CNH no site do Detran.

 

  • Indicação de condutor

Modalidade que permite encontrar condutores pelo estado de SP após rápida consulta e pesquisa.

 

  • Consulta de pontos da CNH

Serviço permite a consulta de pontos da CNH do condutor ou motorista no site do Detran SP.

 

  • Pesquisa de débitos e restrições

Aqui é possível conferir os débitos e restrições cometidos ao pesquisar pela CNH do motorista e condutor.

 

  • Solicitação de recurso de CNH

Entrar com o pedido de CNH também é possível através do site do Detran SP.

 

  • Agendamento CNH

O agendamento de serviços relacionados a CNH é mais uma oferta permitida no site do Detran SP e que pode ser feita online.

 

  • 2º via de CNH

Para retirar a 2º via de CNH o pedido também pode ser realizado através do site do Detran SP.

 

Pagamento do IPVA: Detran SP 2017

O pagamento do IPVA 2017 ainda não tem data definida, mas será bastante parecido com o do último e recente ano de 2016, dessa forma, podemos esperar que o calendário passe a valer a partir da segunda semana de janeiro. Nesse período, assim como o ano anterior, deverá ser cobrado apenas automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares. Cada um com a quantidade de parcelas pagas de acordo com o mês em vigência, por exemplo, janeiro 1º parcela, fevereiro 2º, março 3º e por aí vai.

O segundo calendário para pagamento, esse válido para caminhões e caminhões trator, tem como parcela de cota única com desconto no mês de janeiro e depois passa a valer em março o primeiro pagamento da 1º parcela real em março, sendo abril um mês para pagamento de cota única sem desconto, junho o mês para a 2º parcela e setembro o da 3º.

Para fazer o cálculo do IPVA você deve primeiro, localizar o modelo e ano do seu veículo na tabela que mostra o valor venal. Depois, é necessário encontrar o cálculo do valor do imposto, o que é feito ao aplicar a alíquota sobre o valor venal. Para ter maior ideia de como fazer, veja este exemplo a seguir:

Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 18.000)

Alíquota: 3%

Cálculo: 18.000 x 0,03 (R$ 540 é o valor que será cobrado no IPVA)

No caso das alíquotas do imposto, no último ano permaneceram inalteradas. Os donos dos veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis, por exemplo, tiveram de recolher 4% sobre o valor venal. Veículos que usam apenas álcool, eletricidade ou gás, ou combinados, tiveram alíquota de 3%. Já as picapes cabine dupla pagaram 4%.

Os veículos de (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motonetas, motocicletas, quadriciclos e similares recolheram 2% sobre o valor venal. Os caminhões, por sua vez, pagaram 1,5%.

Para emitir e pagar o IPVA, fique de olho no site da Secretaria da Fazenda, que libera as guias de pagamento através da página http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/.

 

Infrações e multas Detran SP

Infrações e multas de trânsito são aplicadas e gerenciadas pelo Detran SP para todos os motoristas e condutores do estado. Quem deseja acompanhar a atual situação da própria CNH, pode entrar em contato com o Departamento de Trânsito através do site oficial do órgão. Ao acessar o portal http://www.detran.sp.gov.br , basta ir até a modalidade de Infrações, terceira opção a aparecer no site do Detran, logo na barra central azul marinho superior. Nessa página, basta descer até um pouco abaixo, ir até o lado esquerdo, na opção Mais serviços e clicar em Consulte suas multas ou solicite uma 2º via.

– Consulta de Multas

Ao clicar nessa modalidade de acesso você poderá conferir mais outras cinco opções de consulta, sendo elas:

2ª via de multas para veículos registrados em outro estado

Opção que permite retirar a 2ºvia das multas emitidas para qualquer veículo registrado pelo estado de São Paulo.

 

✓ Solicite ou acompanhe sua defesa pelo site          

Modalidade que possibilita registrar a própria defesa contra a multa recebida pelo Departamento de Trânsito e conferir o status desse pedido.

 

✓ Consulte as multas, débitos e confira os dados completos de seu veículo

Verificar os dados das multas, dos débitos em aberto e das completas informações quanto ao seu veículo é possível através dessa modalidade de acesso.

 

✓ Extrato de multas

O extrato de multas também é possível de retirar a partir desta modalidade de acesso disponível no site do Detran SP.

 

✓ Microfilmagem de multas/Detran.SP

Para quem não sabe onde se encontra o documento físico das multas que recebeu, a microfilmagem é a solução. Basta acessar esta opção no site do Detran e realizar o pedido.

 

– Como recorrer de uma multa no Detran SP?

Para recorrer a uma multa no Detran SP é necessário acessar a página de serviços do órgão e clicar em “Solicitar e acompanhar recurso de penalidade”. Com o serviço é possível pedir a aplicação da penalidade de advertência por escrito, mostrar a defesa inicial para a autuação e entrar com recurso de multa à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) do Detran SP, em 1ª instância, e ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), em 2ª instância. Após fazer o pedido, o resultado do julgamento também pode ser acompanhado pelo portal.

Para recorrer a infrações de um carro no Detran, confira o passo a passo abaixo de como recorrer. Para garantir a segurança do usuário é necessário fazer um cadastro no portal do Detran SP. Com tal inclusão, o dono do veículo pode apresentar recursos de multa pela internet.

Dessa forma, será necessário apenas informar o nome, CPF, data de nascimento e e-mail para dar origem ao login e senha de acesso. Depois, é preciso preencher, imprimir e assinar o formulário de defesa disponível na própria página. Feito essa etapa, o motorista precisará de digitalizar o formulário (por meio de scanner ou foto) e fazer o upload no portal do Detran SP, deixando todos os documento necessários anexados no site (listados na página) para a análise do recurso.

O julgamento não será feito se não for anexada toda a documentação. Para essa inclusão serão aceitos arquivos nos formatos PDF, JPGE, JPG e TIFF, com, no máximo, 5 MB (megabytes). É necessário deixar claro que o sistema é válido somente para pedidos de multas aplicadas apenas pelo Detran SP através de fiscalizações feitas pela Polícia Militar em perímetro urbano. Segundo estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cada órgão de trânsito é responsável por julgar recursos das autuações que registra.

 

– Como consultar infrações de um carro no Detran SP?

Para consultar infrações de um carro no Detran SP basta entrar na página oficial do órgão, ir até o campo Infrações, que está localizado logo no início da página, na parte central. Ao encontrar a opção, clique no link para ser redirecionado a uma nova página, que terá em seu conteúdo uma coluna no canto esquerdo com o título de Mais Serviços.

Nessa parte do site, você poderá identificar a opção Consulte suas multas e solicite uma 2ªvia, nela encontrará o registro de infrações ligadas a seus carro ou veículo. Ao acessar essa modalidade, o site apresentará novas opções de consulta.A terceira das cinco opções de consulta é uma forma um pouco mais completa de busca. Intitulada Consulte as multas, débitos e confira os dados completos de seu veículo, a alternativa de pesquisa permite visualizar todos os registros relacionados ao carro buscado no sistema do Detran SP.

Como dito anteriormente, é importante ressaltar que para ter acesso a certos dados no site do Detran é necessário se cadastrar no portal ao informar dados e documentos pessoais. Ao clicar nessa modalidade de pesquisa o site irá solicitar as informações primordiais para o cadastro.

 

CNH Habilitação Detran SP

Todo e qualquer serviço relacionado a CNH e as formas que existem para garantir sua validade e uso são realizados no site do Detran SP ou em um dos postos físicos de atendimento. Como retirar a primeira CNH, os documentos necessários para isso, as provas solicitadas, os conhecimentos práticos e tudo mais podem ser pesquisados no site do órgão. Por lá também é possível realizar a renovação da CNH para mantê-la sempre em dia, verificar os pontos e a certidão da carteira, pedir 2º via da CNH, solicitar a mudança de endereço e a transferência da mesma, além de pedir a habilitação para outro serviço e solicitar a alteração dos dados que constam na CNH. Pedir uma carteira de habilitação para dirigir no exterior e verificar dados com relação a suspensão e a cassação da CNH também são necessários.

 

– Primeira Habilitação

Para retirar a primeira habilitação é necessário cumprir alguns requisitos básicos, como por exemplo, ser maior de 18 anos, saber ler e escrever. Também é primordial ter documento de identidade ou RG, CPF próprio e comprovante de residência. De posse desses itens, basta acessar a página de serviços do Detran de SP, que tem endereço http://www.detran.sp.gov.br, ir até o canto esquerdo superior e clicar em CNH – Habilitação.

Feito isso, será necessário realizar um cadastro pessoal, informar os dados e agendar a biometria para dar entrada no pedido de primeira habilitação. A coleta da biometria poderá ser realizada em uma unidade do Detran ou em um posto do Poupatempo.O procedimento nada mais é do que a coleta eletrônica das suas impressões digitais, fotografia e assinatura.

 

– Renovação de CNH

A renovação de CNH também é um procedimento que pode ser feito pelo site do Detran. Para isso, ao entrar na página do órgão em SP, clique no canto superior esquerdo em Habilitação, para em seguida ir até Renovação da CNH. Os requisitos para retirar a renovação da habilitação são: ter uma carteira de motorista anterior com foto e em situação regular (ou seja, que não esteja suspensa, nem cassada), ou estar com a habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento. No caso de quem tem CNH nas categorias C, D e E será pedido a apresentação de laudo de exame toxicológico para a renovação da carteira.

 

– Pontos e certidão da CNH

No caso da consulta de ponto de certidão da CNH é necessário entrar no site do Detran SP, ir para o item de Habilitação, que está no canto superior esquerdo e, após, clicar no botão Consulta de Pontos da CNH.

Ao clicar nessa modalidade de acesso, a página irá direcioná-lo para retirar o extrato dos pontos que foram acumulados por infrações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).O quesito de certidão da CNH pode ser retirado pelo mesmo caminho no portal do Detran, porém na 2ª opção da parte de mais serviços, a que está intitulada como Pontos e Certidão da CNH.

 

– 2ª via da CNH

A solicitação da 2ª via da CNH também pode ser feita através do portal do Detran SP, no endereço http://www.detran.sp.gov.br/ , indo ao canto superior esquerdo na aba de CNH – Habilitação. Ao clicar nessa opção, basta seguir até Mais Serviços em direção a 4ª opção, contando de cima para baixo, a 2ª Via da CNH.

Para entrar com o pedido de 2ª via da CNH é preciso ter habilitação com foto que esteja em situação regular (não constando como suspensa, muito menos como cassada). Pode ainda também estar com a habilitação dentro do prazo de validade. Não é preciso pedir nenhuma mudança de dados para retirar esse novo documento,como, por exemplo, a mudança de sobrenome por conta de casamento ou exercício de atividade remunerada.

 

– Mudança de endereço e transferência de CNH

A mudança de endereço e a transferência de CNH também pode ser feita através do site do Detran de SP. Para acessar o serviço, basta ir até a página oficial do órgão em SP, adentrar o campo CNH – Habilitação no canto superior esquerdo e descer a página até chegar em Mais Serviços. Ao entrar nessa modalidade de acesso, vá até Mudança de Endereço e Transferência, a 5 opção de serviços contando de cima para baixo.

Clicando na modalidade de acesso você poderá ainda escolher qual a situação que se encaixa no seu caso. Há opções de acesso para quem mudou para o mesmo município e quer atualizar o endereço, botão de acesso para quem mudou de cidade e precisa transferir a CNH e atualizar o endereço, além de modalidades como veio morar em SP, mas tem CNH registrada em outro estado, informações gerais e muito mais.

 

– Habilitação para outro tipo de veículo

Ainda para utilizar a habilitação para outro tipo de veículo é preciso acessar a página do Detran de SP, a http://www.detran.sp.gov.br/ e ir direto para o lado esquerdo superior, clicando na opção CNH – Habilitação. Ao entrar em habilitação, vá para baixo da página e posicione o mouse na coluna de Mais Serviços. Nessa lista de opções, clique na 6ª modalidade de acesso, ao entrar na opção Habilitação para outro Tipo de Veículo.

Ao entrar nessa opção, você poderá encontrar duas novas modalidades de acesso, a Adição ou Mudança de Categoria – veja como fazer e Trabalha com veículo ? Saiba mais. Nessa primeira opção, a de adição ou mudança você deverá recorrer apenas se tiver interesse em dirigir um veículo de categoria diferente da autorizada na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já em Trabalha com veículo é indicado clicar somente se exercer atividade profissional com um veículo, seja ele de pequeno ou grande porte.

 

– Alteração de dados que constam na CNH

A alteração de dados que consta na CNH também é uma opção que pode ser solicitada ao acessar a página oficial do Detran SP. Ao entrar no site, vá novamente direto para o canto superior esquerdo e clique em CNH – Habilitação, para então entrar em Mais Serviços (modalidade de acesso que aparece no fim da página) e clicar na 7ª opção, que tem o nome de Alteração de dados que constam na CNH.

Essa opção de acesso é indicada para quem tem habilitação com foto em situação regular (que não esteja suspensa, nem cassada). Ou conte com habilitação dentro do prazo de validade. Para entrar com o pedido do serviço no Detran SP é preciso comparecer ao posto do órgão onde o documento consta como registrado.

 

– CNH para dirigir no exterior

O pedido de CNH para dirigir no exterior também é um serviço que pode ser solicitado no site oficial do Detran SP, mediante acesso a página http://www.detran.sp.gov.br/, seguindo direto para o canto superior esquerdo e entrando em CNH – Habilitação. Nessa página, basta descer um pouco com mouse até a opção de Mais Serviços e entrar na 8ª modalidade de acesso, ou a penúltima da listagem que aparece. Intitulada Dirigir no exterior/ CNH para habilitados no exterior a opção oferece mais três formas de solicitar o serviço, primeiro para quem mora no Brasil e quer habilitação para dirigir fora do país, a segunda para os que possuem habilitação estrangeira e buscam autorização para dirigir pelo país e a confirmação de que a PID (nome dado a carteira que permiti dirigir fora do Brasil) foi emitida e cadastrada.

 

– Suspensão e cassação da CNH

A opção de suspensão e cassação da CNH também está disponível no site oficial do Detran SP, a página http://www.detran.sp.gov.br/. Ao entrar nela, siga direto para o lado esquerdo superior, vá até CNH – Habilitação, desça um pouco a página, até Mais Serviços e clique em Suspensão e Cassação da CNH, a última opção de acesso da listagem que fica a mostra. Ao clicar nessa opção, será direcionado para mais cinco alternativas de acesso, sendo elas: suspensão do direito de dirigir, reabilitação da CNH cassada, agendamento de atendimento para diferentes casos, consulta de pontuação da CNH e solicitação e acompanhamento de defesa e recurso de suspensão/cassação de CNH.

 

– Cursos de reciclagem de motorista Detran SP

Os cursos de reciclagem de motorista do Detran SP são formas de atualizar condutores sobre as formas e corretas maneiras de se portar perante a direção de veículos na estrada e no trânsito. É indicado para o motorista com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em estado suspenso e entregue ao Detran SP. O curso de reciclagem é oferecido pelo órgão e também pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs/autoescolas) do estado.

Sempre que entrar no status suspenso, o motorista deverá realizar o curso de reciclagem do Detran. Ele frequentará as aulas durante o período em que estiver proibido de dirigir, cumprindo assim os critérios que permitem sua reabilitação para voltar a estrada sem cometer infrações.

 

– Como zerar a pontuação da CNH do Detran de SP

Motoristas que atingem o total de 20 pontos na carteira de habilitação acabam por zerar a quantidade permitida para ainda ter a habilitação e poder circular pelo estado. Cada tipo de gravidade deixa o motorista propenso a cumprir pena com a aplicação de pontos na carteira. Para infrações leves são aplicados o total de 3 pontos na carteira, média refere-se a 4 pontos, grave sobe para 5 pontos e gravíssima atinge o total de 7 pontos.

Para quem estiver com maiores dúvidas sobre as formas de zerar a pontuação da CNH do Detran SP é preciso entrar em contato com a página oficial do órgão, através do endereço  http://www.detran.sp.gov.br, buscar pelo campo de dúvidas frequentes e procurar maiores detalhes sobre os dados que necessita.

 

Serviços ligados a veículos no Detran SP

Fora os serviços de habilitação há muitas outras modalidades de atividades que estão relacionadas ao Detran de SP, especialmente as que envolvem veículos. Alguns dos serviços que tem relação com o órgão são os de retirar documentação básica para carro, pesquisa de documentação do veículo, como agir com veículos 0km, maneiras de lidar com a compra e venda de veículos usados, mudança de endereço de veículos do Detran de SP, unidades de carros danificados e recuperados, autopeças em atuação e transporte escolar. Saiba um pouco mais sobre como funcionam essas modalidades a seguir:

 

– Documentação do carro

A documentação necessário para o carro pode ser conferida na íntegra diretamente na página do Detran de SP, ao entrar no endereço http://www.detran.sp.gov.br e clicar em veículos, logo no centro superior da página. Entrando nessa seção, bastará seguir com a página um pouco mais para baixo e ir direto em mais serviços, modalidade que apresentará de cara quais os documentos necessários para manter o carro em dia.

Na lista de comprovantes solicitados, estão procedimentos como o licenciamento anual (CRLV) , formas de solicitar a 2ª via do licenciamento, como fazer o pedido da  2ª via do documento de propriedade (CRV),como agir quando mais de um condutor dirige seu veículo, as formas de obter outra via original do licenciamento, como reagir quando não tiver recebido o documento do carro, onde solicitou o próprio documento e maneiras de acompanhar os serviços do Detran SP.

 

– Pesquisas de dados do veículo online (pesquisa de documento)

Para chegar a opção de pesquisa de dados do seu veículo online, ou pesquisa de documento siga novamente para a página oficial do Detran SP, vá até a opção de veículos, que está no centro do site, clique nela e entre em Mais Serviços, descendo a página. Ao chegar no espaço, clique na segunda opção de acesso, a Seu veículo – pesquisas.

Nela, poderá ver e conferir consulta de multas, débitos e os dados completos de seu veículo, consultar ainda o prontuário do seu veículo ou de qualquer outro que queira adquirir, acessar ainda informações gerais sobre o veículo, como por exemplo, o último licenciamento e débitos, o que configura como extrato do cadastro do veículo e visualizar ainda se veículo tem restrição para compra ou venda (a chamada Pesquisa de gravames).

 

– Veículo 0Km: como proceder?

No caso de como consultar e como agir com um veículo 0 km, é preciso entrar novamente na página do Detran SP, ir até veículos, modalidade de acesso localizada no centro do site do órgão paulistano, http://www.detran.sp.gov.br/, descer até Mais serviços e adentrar na 3ª modalidade de acesso, a Veículo 0Km.

Ao fazer isso, você poderá conferir que existem três procedimentos para conferir o veículo 0 km, sendo elas Escolha de placa, que traz maiores informações sobre o procedimento, Registro de veículo 0 Km, formas de como agir e Vai emplacar em outro município?, contendo uma lista de itens para solicitar a Licença especial de trânsito 0 km.

 

– Compra e venda de veículos usados no Detran SP

O manual de compra e venda de veículos usados no Detran SP pode ser conferido no site do órgão, ao entrar na página http://www.detran.sp.gov.br, ir até veículos e descer com o mouse até encontrar a opção de Mais Serviços. Nela, estará a 4ª opção de busca, intitulada Compra e Venda de Veículo Usado.

Ao entrar nessa modalidade de acesso poderá conferir oito alternativas de como agir durante o processo de compra e venda de veículos usados no Detran. A lista completa de serviços é formada pelas opções Comprou veículo usado? veja como fazer a transferência de propriedade, Comprou veículo usado? aprenda a verificar as empresas credenciadas para realizar a vistoria veicular (ECVs), informações gerais e completas sobre o veículo, como último licenciamento e débitos, o extrato do cadastro do veículo.

Para quem pensa em comprar um veículo usado, as alternativas para busca são pesquisa de débitos e restrições de veículos de terceiros, mostra também alguns leilões relacionados pelo Detran SP, dá acesso a dados sobre o veículo, para confirmar se ele tem restrição para compra ou venda (a chamada Pesquisa de gravames) e mostra ainda como agir na hora de comunicar a venda de um carro.

 

– Mudança de endereço de veículos do Detran SP

Ainda no site do Detran SP, na opção de veículos, parte acessível através de aba central do portal, é possível chegar até o serviço de acesso e busca da Mudança de endereço e transferência de localidade. Nela, fica a disposição os links de pesquisa para quem mudou para o mesmo município e precisa atualizar o endereço do veículo, dados para quem mudou de cidade e precisa transferir o veículo para o novo município, solicitou mudança de endereço pelo site do Detran e precisa saber o status desse pedido e ainda informações para quem busca outros detalhes sobre mudança de endereço.

 

– Veículo danificado e recuperado do Detran Sp

Para chegar até a opção de veículos danificados ou recuperados no site do Detran SP é preciso entrar na página http://www.detran.sp.gov.br ,seguir até a opção de Veículos, localizada no centro do site e descer a página até Mais Serviços. Nesse campo, a 8ª posição será a de Veículo danificado ou recuperado. Clicando nela você poderá verificar formas de agira para retirar 2ª via de placas ou lacres, maneiras de encontrar providências após acidente de trânsito, como agir no caso de danos permanentes, quais as empresas credenciadas para a venda de autopeças usadas.

Poderá ainda ter acesso as instituições técnicas licenciadas (ITLs) que emitem o Certificado de Segurança Veicular (CSV), conferir onde encontrar informações sobre o que fazer com serviços relacionados ao Motor, como remarcar chassi, o que fazer no caso de veículo acidentado ou recuperado e muito mais.

Ainda na página do Detran de SP, dentro da aba de Veículos, você também poderá encontrar informações sobre como agir para encontrar autopeças usadas indicadas pelo Departamento de Trânsito e maneiras para o credenciamento do Transporte Escolar e sua inspeção. Basta entrar na aba de diversos, dentro de veículos para encontrar essas modalidades.

 

Simulado Detran SP

O simulado Detran SP é uma prova oferecida para quem busca realizar o teste para conferir os próprios conhecimentos antes de fazer a prova real do Departamento de Trânsito. Disponível em duas modalidades: a online e presencial, a prova é feita de maneira simples e através de qualquer local que tenha acesso a internet. Na página oficial do Departamento de Trânsito de São Paulo há o link que conta com o simulado online para os testes do Detran, estando disponível através do endereço http://www.detran.sp.gov.br/simulado.

O teste conta com tempo limite para entrega, no caso de São Paulo é de 40 minutos e ele é formado por 21 questões de múltipla escolha, todas baseadas nas provas aplicadas em anos anteriores pelo departamento de trânsito para os condutores interessados em retirar ou renovar a CNH.

Outra forma de participar do simulado Detran SP  é ao ir em autoescolas do estado. Algumas delas têm exemplares de simulados do teste em seu banco de dados. Nessas provas, o conteúdo apresentado é uma das maneiras usadas para educar e conscientizar motoristas sobre as normas, leis e práticas da condução de veículos. Dessa maneira, para quem procura e acessa o simulado detran SP para fazer, tem a possibilidade de realizar o teste em uma autoescola.

Na maioria das vezes, os estabelecimentos de SP que disponibilizam o curso de formação de condutores não cobram pela aplicação do simulado Detran, mas para ter confirmar se essa cobrança de valores realmente não existe e se há disponibilidade para realizar o teste na unidade de ensino, o indicado é conferir na autoescola as formas de aplicação da prova.

 

Temas que costumam cair no Simulado do Detran SP

Na lista de temas constantemente aplicados no simulado do Detran estão questões ligadas a Legislação de Trânsito, Mecânica, Regras para Circulação de Veículos,Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania, Sinalização, Infração e Noções de Primeiros Socorros, além de Direção Defensiva.

A seguir, separamos tópico por tópico de cada um dos temas  que costumam aparecer nos simulados Detran. As questões abaixo figuram como formas de estudo para ampliar os conhecimentos necessários para tirar a Carteira Nacional de Habilitação em São Paulo.

Na lista de conteúdos pedidos para o simulado estão regras e boas práticas de trânsito, detalhes sobre o funcionamento dos veículos, formas de respeitar os cidadãos pedestres e outros motoristas na estrada, mais o significado de cada uma das placas de trânsito e maneiras seguras de conduzir carros sem sofrer acidentes no trânsito.

O que pode gerar multas e perda de pontos na CNH também formam a lista de tópicos pedidos para realizar a prova e simulado Detran SP, como ainda as técnicas e maneiras de fornecer primeiros socorros em situações de acidentes e colisões pelas estradas.

A lista de assuntos que caem no simulado Detran é vasta, mas necessária para conhecimento. Ela ajuda a instruir para a real vida no trânsito, contribuindo para formar motoristas conscientes e completos para o dia a dia. Confira a explicação de cada assunto que costuma cair na prova do Detran e veja também exemplos de perguntas referente a cada um dos temas abaixo. A resposta correta de cada teste estará em negrito:

 

  • Legislação de Trânsito

Conjunto de regras e leis que dão vida a boas práticas no trânsito, a Legislação é um dos temas que compõem o simulado do Detran por SP. Listamos 5 possíveis perguntas sobre o assunto para que você possa se preparar além do simulado.

 

1)O uso do celular enquanto dirigi é proibido porque:

 

  1. a) Tira a atenção do motorista eleva o risco de acidente

 

  1. b) Dificulta a coordenação motora do condutor

 

  1. c) Reduz a perícia do motorista

 

d)Provoca prejuízos a fiscalização eletrônica

 

  1. e) Causa prejuízos nos comandos elétricos do carro

 

2) Antes de passar outro veículo, o condutor deve:

 

  1. a) Dar sinal com o farol alto, demonstrando que irá ultrapassar para o carro da frente

 

  1. b) Verificar se haverá espaço livre na faixa da direita para fazer a manobra

 

  1. c) Ter certeza se o carro/veículo que está trás não demonstra que irá ultrapassá-lo antes

 

  1. d) Reduzir a velocidade e apertar a buzina para todos os motoristas da frente e de trás dele

 

e)Ultrapassar no canto direito, usando até o acostamento quando precisar

 

3)O farol baixo é usado de forma:

 

a)Obrigatória em rodovias para automóveis em qualquer hora

 

b)Obrigatória para motos

 

c)Válido para ônibus, somente durante o dia

 

  1. d) Válido para ciclomotores

 

e)Obrigatório para motos somente no período do dia

 

4) Das frases a seguir, que falam sobre respeito na circulação de motos e ciclomotores, está apenas correta a alternativa:

 

a)O uso do capacete por passageiros é facultativo

 

b)O uso de roupas de proteção por passageiros é facultativo

 

c)Ciclomotores não podem circular nos arredores de hospitais

 

  1. d) Tem uso obrigatório para motoristas que dirigem com o farol aceso em qualquer hora

 

  1. e) Válido para motocicletas apenas durante o dia e opcional de noite

 

5-)Veículos de passeio podem transitar para:

 

  1. a) Pegar passageiros, isso no caso de taxistas
  2. b) Sair de congestionamentos
  3. c) Acessar áreas especiais de estacionamento ou imóveis

 

d)Cortar caminho em momentos emergenciais

 

  1. e) Deixar a via livre para trânsito

 

Regras de Circulação

 

As regras de circulação tem o objetivo de se certificar de que as boas práticas no trânsito ocorram, oferecendo segurança ao condutor na estrada, protegendo pedestres e garantindo a segurança de todos no trânsito.  Veja exemplos de questões sobre o tema:

 

1-) Seguindo as regras de legislação de trânsito, deixar o veículo na mão da direção e na faixa própria é:

 

  1. a) Ato imprudente do motorista.

 

b)Dever de todo e qualquer condutor.

 

c)Proibido aos motoristas.

 

  1. d) Errado e inviabiliza o trânsito inteiro.

 

2-) Todo condutor pode dar preferência de passagem ao pedestre:

 

a)Apenas nas faixas que servem para garantir sua segurança

 

b)Em toda situação e momento

 

c)Apenas em momentos em que ele for deficiente físico

 

d)Somente se for idosos e crianças

 

 

3-) Na hora de conduzir um veículo em uma via de mão única com retorno ou entrada à esquerda, caso o motorista que estiver à frente indicar, por sinal, que vai entrar para esse lado, deve-se:

 

  1. a) Passar rápido pelo lado da esquerda

 

  1. b) Olhar um retorno e ir para ele o mais rápido possível

 

  1. c) Pisar no acelerador do veículo.

 

d)Ir para a  direita e ultrapassá-lo

 

4-)Veículos que se andam sobre trilhos, respeitadas as normas de circulação, têm preferência de passagem:

 

a)Apenas em cruzamentos que não tem sinalização.

 

b)Apenas na rotatória.

 

c)Somente nos túneis.

 

  1. d) Em relação aos outros veículos.

 

5-)O pedestre deve:

 

a)Oferecer a preferência aos veículos

 

  1. b) Permanecer com as faixas e passagens em boas condições de higiene

 

c)Seguir a sinalização e respeitá-la

 

d)Andar nas pistas de rolamento apenas no sentido dos veículos

Mecânica de Veículos

 

O perfeito funcionamento da mecânica de veículos e formas de certificar sua completa manutenção também entram para simulado do Detran, confira questões sobre o tema:

 

1-)A válvula termostática tem a função de:

 

  1. a) diminuir o fluxo de água quando ele chega a temperatura certa.

 

  1. b) Não permitir que a água do radiador entre para o carburador.

 

  1. c) Apresentar a temperatura na hora que o fluxo de água cair.

 

  1. d) Não deixar que ocorra a passagem da água do radiador para o motor.

 

  1. e) Permitir que aconteça a passagem de água do motor para o radiador na hora em que a temperatura certa for atingida.

 

2-)O distribuidor compõe o sistema

 

  1. a) elétrico.
  2. b) de freio.
  3. c) de transmissão.
  4. d) automático.
  5. e) de arrefecimento.

 

3-)O recurso do painel que exibi a velocidade do veículo é o:

  1. a) hodômetro.
  2. b) manômetro.
  3. c) tacógrafo.
  4. d) termômetro.
  5. e) velocímetro.

 

4-)O velocímetro é necessário para o motorista por:

 

  1. a) mostrar a quilometragem percorrida.
  2. b) deixar que o motorista possa diminuir a velocidade e fazer mudança de marchas.
  3. c) indicar a velocidade percorrida pelo veículo.
  4. d) impedir que o veículo chegue a uma velocidade superior a 80 km/h.
  5. e) mostrar a velocidade indicada para cada situação.

 

5-) O sistema arrefecido a água é composto por:

 

  1. a) filtro de água e cárter.
  2. b) aditivos e distribuidor.
  3. c) radiador, bomba d’água e ventilador.
  4. d) ventoinha e alternador
  5. e) ignição e injeção eletrônicas.

 

Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania

 

Formas de se certificar de uma poluição do ambiente menor também entram nos

conhecimentos exigidos no simulado do Detran. Dessa forma, encontramos perguntas e

respostas que ajudam a melhor assimilar o tema, saiba mais:

 

1-)O órgão que regulamenta os padrões da qualidade do ar é:

 

 

a)o Programa de Controle da Poluição do Ar Por Veículos Autocontrole – PROCONVE

b)o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

 

c)a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

d)o Departamento de Trânsito – DETRAN

 

e)o Ministério da Saúde.

 

2-)Alguns dos problemas de saúde causados pela poluição do ar são:

 

a)doenças no aparelho locomotor.

b)doenças do aparelho digestivo.

c)alterações visuais.

d)doenças respiratórias.

e)dores de cabeça.

 

3-)A má conservação e a regulagem errada dos veículos:

 

a)reforçam somente a poluição da água

b)poluem mais o solo, somente.

c)não agridem o meio ambiente.

d)acarretam apenas desgaste para o veiculo.

  1. e) ajudam a aumentar a poluição do ar e sonora

 

4-)O trânsito em condições seguras é dever

 

a)somente das Prefeituras Municipais.

b)do Contran – |Conselho Nacional de Transito.

  1. c) somente do DNER – Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e do DER – Departamento Estadual de Rodagem.
  2. d) somente do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito.

e)dos órgãos e entidades que formam o Sistema Nacional de Transito

 

5-)É um direito do cidadão

 

  1. a) fiscalizar a rua em que mora.

 

b)por placas de sinalização na rua que mora.

 

c)colocar lombadas na rua em que mora.

 

d)pedir aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito a correta sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos que sinalizem bem a rua que mora.

 

e)bloquear a rua em que mora para atividade de lazer

Sinalização de trânsito

 

O tema de sinalização de trânsito prepara o motorista para que ele entenda bem as placas e sinais de trânsito que encontra pela estrada. Confira exemplos sobre perguntas com o tema:

 

1-)A placa (A-21E) quer dizer:

 

  1. a) Pista à direita com alargamento

b)Alargamento somente na pista à direita

c)Siga em linha reta ou à direita

d)Siga em linha reta

 

2-)A placa (R-15) quer dizer que:

 

a)A velocidade máxima liberada na via

b)Altura máxima liberada

c)Altura máxima proibida

d)Altura mínima permitida

 

3-)A placa (R-28) indica que:

 

a)Duplo sentido de circulação

b)Pista com duas faixas

c)Atenção, veículos nos dois sentidos

d)Via de sentido duplo de circulação

 

4-)A placa (R-14) quer dizer:

 

  1. a) Peso bruto total máximo permitido
  2. b) Peso bruto permitido
  3. c) Peso bruto total máximo proibido
  4. d) Peso bruto total mínimo permitido

 

5-)A placa (R-7) indica que:

 

a)Cuidado ao ultrapassar

b)Proibido ultrapassar

c)Ultrapassar sempre pela esquerda

d)Ultrapassar sempre pela direita

Direção Defensiva

 

O tema também é pedido no simulado do Detran SP e ele ajuda a conscientizar motoristas e condutores no geral a respeito das maneiras e regras de se dirigir corretamente e sem acidentes e colisões. Veja alguma perguntas sobre o assunto que costumam aparecer no simulado Detran:

 

1-) Os pneus podem ter vida útil prolongada ao serem:

 

a)calibrados depois de rodar 5.000 km.

b)acelerados em cada saída encontrada pelo caminho

c)aquecidos na hora de ligar o carro.

d)retardados em freadas.

e)levados em rodízio de tempos em tempos para mantê-los alinhados e balanceados.

 

2-) Qual o procedimento para o pneu descalibrado?

 

a)levar no posto de gasolina apenas se “der tempo”.

b)dirigir sem se preocupar com isso

  1. c) passar em um posto de gasolina para calibrar os pneus
  2. d) calibrar os pneus raramente

e)tirar um pouco de ar do outro pneu para deixar o veículo em equilíbrio

 

 

3-)Motociclistas, ao trafegarem pelas vias e estradas, sofrem maior risco que um motorista de veículo de grande porte. Dessa forma, um motorista deve:

 

a)ignorar os motociclistas sempre

b)não sinalizar na hora de entrar à esquerda ou à direita

c)mostrar aos motociclistas que eles estão errados

d)respeitar os motociclistas ao ajudá-los no trânsito.

  1. e) dar preferência às motos.

 

 

4-)Ao constatar pela quilometragem, que é necessário trocar o óleo do motor do veículo, você:

 

a)troca o mais rápido possível.

b)não cumpre os compromissos diários e troca o óleo.

c)aguardar até que óleo esteja bem escuro para trocá-lo

d)completa o nível e deixa para trocar o óleo em outra oportunidade.

e)esperar que baixe o nível do óleo para fazer a troca.

 

 

5-)Ao verificação da necessidade de completar o nível de água do radiador deve ser feita

 

a)de manhã, ao chegar ao seu destino.

b)no final de sua jornada diária.

c)com o motor frio.

d)em qualquer momento.

e)com o motor quente.

 

  • Infração

Mais um conhecimento exigido no simulado, infração de trânsito mostra ao motorista como evitar acidentes e garantir um bom convívio no tráfego com pedestres. Confira algumas questões com o tema que entram no simulado do Detran:

 

1-)Será  suspenso o direito de dirigir o condutor que atingir:

 

  1. a) 15 pontos de infração.
  2. b) 30 pontos de infração.
  3. c) 20 pontos de infração.
  4. d) 25 pontos de infração.

 

2-)É necessário a suspensão do direito de dirigir assim que o motorista comete a infração de:

 

  1. a) Passar, sem autorização, o bloqueio viário policial.
  2. b) Levar no veículo placas de identificação que não respeitem as leis do CONTRAN.
  3. c) Transpor, sem autorização, o bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivos auxiliares, não entrar em áreas destinadas a passagem de veículos ou evadir-se para não efetuar o pagamento de pedágio.
  4. d) Transitar em velocidade superior a máxima em até 50%, em vias coletoras.

 

3-)O motorista e o passageiro que forem pegos sem cinto de segurança serão penalizados como:

 

  1. a) Infração grave, multa e retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator.
  2. b) Infração grave, multa e remoção do veículo.
  3. c) Infração média, advertência escrita e prenda do veículo para regularização.
  4. d) Infração grave, multa e apreensão do veículo e documento do veículo.

 

4-)O motorista que for pego dirigindo, estando sua C.N.H vencida há mais de 30 dias, será penalizado com:

 

  1. a) Infração gravíssima, multa e apreensão do veículo e recolhimento da C.N.H.
  2. b) Infração grave, multa, apreensão do veículo e da sua permissão para dirigir ou da C.N.H.
  3. c) Infração gravíssima, multa e remoção do veículo.
  4. d) Infração gravíssima, multa, recolhimento da C.N.H, retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado para categoria do veículo.

 

Noções de Primeiros Socorros

 

As noções de primeiros socorros são necessárias para finalizar o simulado do Detran. Veja algumas perguntas a respeito do assunto e acabe com dúvidas ao conferir as melhores ações para cada tipo de situação no trânsito:

 

1-) Em um acidente quando o ferimento da vítima esguicha sangue no mesmo ritmo de sua pulsação, podemos concluir que o corte é de uma :

 

a)um nervo.

b)uma veia.

c)uma artéria.

d)um tendão.

 

2-)O primeiro trauma é aquele que acontece no acidente, já o segundo é o que ocorre quando não socorremos com cuidado. É INCORRETO dizer que:

 

  1. a) usar o colar cervical contribui para evitar o trauma seguinte

b)a vítima deve ser colocada sempre sentada

  1. c) se desacordada, a vítima pode acabar por se sufocar com a própria língua.

 

d)deve-se sempre evitar gesto brusco no atendimento da vítima.

 

3-)Na hora em que a vítima de acidente de trânsito grita, o que fazer?

 

a)Remediá-la para evitar a dor.

b)Levá-la a um hospital.

c)Aguardar que o resgate chegue no local.

d)Fazer compressas geladas na região do corpo em que ela sente dor.

e)Fazer compressas quentes na área da dor.

 

4-)O que fazer quando o acidentado é portador de vírus da AIDS ?

 

a)não prestar socorro à vítima

b)Ligar somente para o resgate.

c)Prestar socorro à vítima com precauções.

d)Ignorar a vítima.

 

5-)O motociclista que sofrer acidente e estiver caído com o capacete na cabeça. O que fazer ?

a)Tirar o capacete imediatamente

b)Sinalizar o local, chamar o resgate e conferir a respiração do acidentado

c)Não tirar o capacete mesmo se ele consciente.

d)Tirar o capacete apenas se ele estiver consciente.

 

Endereços e telefones dos principais Detran do estado de São Paulo

A lista de endereços dos principais unidades do Detran dentro do estado de São Paulo está disponível no site do órgão, para acessar a página correta, entre em http://www.detran.sp.gov.br , desça um pouco a página e observe no canto direito a coluna intitulada como destaques. Nela, a primeira opção para acesso é a de endereços. Clique nela e encontre a localização exata do Detran que você procura, seja ele da Capital, grande SP, Litoral ou ABC.

 

 

 

 

 

Top