Despensa de alimentos: como organizar

Despensa de alimentos: como organizar

Uma despensa organizada economiza o tempo do cozinheiro, e evita desperdícios, pois não deixa que os alimentos se estraguem. Além do mais, se a…

Por Editorial MDT em 20/04/2012

Uma despensa organizada economiza o tempo do cozinheiro, e evita desperdícios, pois não deixa que os alimentos se estraguem. Além do mais, se a sua despensa estiver bem arrumada, terá mais espaço para outros produtos. Sendo assim, saiba como organizar a despensa de alimentos.

Sempre que for ao supermercado, coloque os produtos novos atrás dos antigos. Desse modo, você usará os que tiverem as datas de validade mais próximas antes, evitando o desperdício. Entretanto, se houver algum alimento vencido, jogue-o imediatamente no lixo.

Nunca guarde os alimentos com os produtos de higiene, pois a comida pode ficar contaminada com o cheiro de limpeza. Para tanto, coloque-os em prateleiras ou em armários diferentes.

Se a sua despensa é pequena, opte por caixas para organizá-la. Assim, você localizará facilmente o que procura. Para isso, coloque os alimentos ensacados como macarrões, farinhas, salgadinhos e bolachas em uma caixa, os óleos e os temperos em outra, as caixas de leite, de suco, de leite condensado e de creme de leite e as latas de molho de tomate, de milho e de ervilha em outra, e as garrafas na quarta caixa. Se sobrar espaço, guarde as garrafas grandes em outra prateleira.

Separe os alimentos em caixas de acordo com o tipo. (Foto: Divulgação)

Um modo fácil e eficiente de organizar a despensa é manter os alimentos em vidros hermeticamente fechados e para não confundir os grãos, cole etiquetas nos vidros. Para os temperos, você pode usar potes de geleias ou de milho e cobrir as tampas com tecidos coloridos para enfeitá-las.

Coloque os seus alimentos em potes de vidro para que fiquem mais organizados. (Foto: Divulgação)

E mesmo que a sua despensa seja grande, economize espaço nela, enfileirando todas as latas e garrafas e colocando uma caixa sobre a outra, de modo que tudo fique bem encaixado. Coloque o que usa com mais frequência nas prateleiras mais baixas e os com menos frequência, nas mais altas. Assim, você não precisará ficar subindo em banquinhos o tempo todo.

Mesmo as despensas grandes devem ser bem organizadas. (Foto: Divulgação)

A despensa deve ser limpa sempre um dia antes de você ir às compras. Dessa forma , limpe uma prateleira de cada vez, retirando todos os produtos e passando um pano molhado neles. Nesse momento, aproveite para fazer a sua lista de compras, pois você saberá exatamente o que tem na sua casa. Lembre-se de que somente os produtos com maior prazo de validade devem ser estocados, a não ser que morem muitas pessoas na sua casa. Então, com a despensa organizada, você poderá economizar muito tempo e dinheiro.

Top