Como limpar e conservar utensílios de madeira

Como limpar e conservar utensílios de madeira é algo que todo mundo precisa saber, para evitar qualquer tipo de problema relacionado à higiene, pois…

Por Andre em 15/11/2014

Como limpar e conservar utensílios de madeira é algo que todo mundo precisa saber, para evitar qualquer tipo de problema relacionado à higiene, pois esses acessórios costumam estar presentes em qualquer cozinha, devido à sua praticidade.

Como limpar e conservar utensílios de madeira (Foto: Divulgação)

Muito úteis na hora de preparar o café da manhã, o almoço, o lanche e o jantar, itens como colheres de madeira e tábuas de carnes, entre outros, geralmente acabam sendo motivo de preocupação, já que sempre se fala que eles facilitam o acúmulo de fungos e bactérias, trazendo vários perigos para a saúde.

Para acabar com qualquer tipo de preocupação, basta manter limpos e bem conservados os utensílios de madeira, assim como os demais itens presentes na sua cozinha, seguindo as dicas que vamos passar a seguir.

Cozinha a prova de germes: dicas, soluções práticas

Como acabar com os odores da cozinha

Como limpar e conservar utensílios de madeira

Os utensílios de madeira estão presentes em praticamente qualquer cozinha (Foto: Divulgação)

Se você está querendo saber como limpar utensílios de madeira, comece retirando qualquer resíduo de alimentos contidos neles. Em seguida, lave bem esses utensílios, utilizando esponja ou escova de cerdas duras e detergente neutro. Logo após, enxague bem.

Agora, aqueça uma quantidade de água suficiente para deixar os utensílios de madeira submersos e adicione 2% de água sanitária à quantidade total de água (se tiver aquecido 4 litros de água, por exemplo, misture 8 ml de água sanitária).

Os itens de madeira podem ser desinfetados em uma bacia contendo uma solução com água sanitária (Foto: Divulgação)

Despeje essa solução em uma bacia e coloque os itens de madeira que serão desinfetados, deixando-os submersos por um período de 15 a 20 minutos (se preciso, coloque um peso para mantê-los submersos).

Passado esse tempo, retire os utensílios e enxague bem. Deixe-os secar ao sol e em pé, de preferência, para evitar o acúmulo de umidade em qualquer parte deles. Quando eles estiverem bem secos, guarde-os em local seco e arejado.

Conservando os utensílios de madeira

É importante sempre lavar os utensílios de madeira logo após o uso (Foto: Divulgação)

E depois de higienizá-los, como conservar utensílios de madeira? Para aumentar a vida útil desses itens, você deve sempre lavá-los logo após o uso, esfregando com a parte mais macia da esponja, para não danificar a madeira.

Além disso, evite guardá-los em ambientes escuros e úmidos e não os deixe em contato com facas e garfos, para não danificá-los, reservando um espaço específico para os itens de madeira.

Outra dica é não deixá-los de molho, pois isso pode resultar em apodrecimento da madeira, a longo prazo. E se notar que a madeira desses itens está ressecada, aplique um pouco de óleo mineral para hidratá-la.

Top