Desempenho na entrevista é o elemento principal em uma contratação

Segundo uma análise feita pela empresa de classificados online de currículos e vagas de empregos, Catho Online, o desempenho nas entrevistas é o elemento…

Por Editorial MDT em 29/11/2011

(Imagem: Foto divulgação)

Segundo uma análise feita pela empresa de classificados online de currículos e vagas de empregos, Catho Online, o desempenho nas entrevistas é o elemento que mais induz na contratação de um profissional.

Usando uma escala de importância de 0 a 10, a categoria liderou o ranking da tabela, com 7,5 pontos. O levantamento contou com a avaliação de 46 mil voluntários.

Alguns elementos como: capacidades comportamentais, experiência técnica anterior relacionada ao cargo e outros, também fizeram parte dos requisitos mais importantes para os participantes, com a média entre 6,2 a 7,3 pontos. Já a  fluência em inglês ou outro tipo de idioma, ficou com a última posição da tabela, com a média de 2,5 pontos.

A análise também enfatiza que dentre todos os voluntários, 36,9% foram entrevistados somente um vez antes da atual contratação de emprego e 25,3% passaram por duas entrevistas. Além disso, quanto maior o tamanho da companhia, maior o número de entrevistas que a pessoa é submetida

Em relação à média de candidatos entrevistados para concorrer a uma vaga, a pesquisa mostra que a taxa fica entre 4 e 5, quantidade estabilizada desde 2005.

Impacto na decisão de contratar novo profissional (média)

Desempenho nas entrevistas 7,5
Competências comportamentais 7,3
Experiência técnica anterior relacionada ao cargo 6,7
Formação acadêmica 6,2
Reputação das empresas que trabalhou 6,0
Desempenho nos testes 5,9
Estabilidade empregatícia 5,6
Desempenho nas dinâmicas 5,3
Resultado e promoções anteriores 4,5
Atividades extracurriculares 4,5
Perfil/comportamento em redes sociais 3,1
Trabalhos voluntários 2,9
Fluência em inglês ou outro idioma 2,5
  • Fonte: Catho Online

Top