Empregos na Itália para Brasileiros

Brasileiros gostam de tentar a sorte no exterior e conquistar sucesso em outras terras.  Pode ser por causa do sustento da família, para ganhar…

Brasileiros gostam de tentar a sorte no exterior e conquistar sucesso em outras terras.  Pode ser por causa do sustento da família, para ganhar mais destaque na carreira ou simplesmente por paixão de viver em algum país diferente e próximo a outras culturas. A Itália, um país tão conhecido por sua rica culinária, turismo e bom humor de seus habitantes, é um dos lugares que mais se aproximam da personalidade do brasileiro e, por isso, mesmo, atrai cada vez mais pessoas daqui para lá.

Para quem almeja entrar no mercado de trabalho na Itália, é necessário ter a dupla cidadania, ou seja, ser tanto um cidadão italiano quanto brasileiro. Se o imigrante domina um italiano básico, que pode ser aprendido em pouco tempo, ele já está apto a encontrar empregos simples e ganhar a vida no outro país.

Pode ser até que os empregadores locais acabem optando pelo candidato estrangeiro, pelo fato dele estar muito determinado a encontrar um trabalho para se sustentar, e disposto a se dedicar para valer durante o expediente. Eles sabem também que o trabalhador que vem de fora (no caso de países ainda em desenvolvimento) está mais acostumado a fazer horas extras, então isso também acaba sendo uma vantagem na hora de disputar uma boa vaga. Entretanto, vai acabar dependendo da região em que você estiver, portanto informe-se. Algumas vagas de emprego em solo italiano pedem conhecimentos mais específicos e você precisa estar preparado para a competitividade que normalmente faz parte deste cenário.

O estrangeiro é bem-vindo na maioria das vezes na Itália. É claro que existem os casos de racismo, como pode existir em qualquer outro lugar do mundo, mas não é, por exemplo, um local de onde se tenha notícias deste tipo com frequência. De fato, os italianos são amistosos com os estrangeiros, inclusive com os brasileiros.

Leia Também:  Trabalhe Conosco Bebelu

Eles tendem a conversar sobre o samba, o futebol, enfim, tudo que faz o nosso país conhecido pelo mundo a fora. Em um ambiente de trabalho pouco especializado, a presença do brasileiro ou qualquer outro imigrante é bem forte, uma vez que os italianos preferem deixar algumas destas funções nas mãos de estrangeiros. Devido a isso, pode-se até mesmo dizer que o imigrante já é responsável por um papel importante na economia italiana.

Ocasionalmente, será possível encontrar lugares em que os imigrantes chegaram até mesmo a ser maioria, e por isso, os italianos acabaram criando um ambiente de convivência respeitosa com eles. Levando tudo isso em consideração, o cenário de emprego na Itália parece bastante motivador e convidativo para quem deseja se aventurar fora do Brasil.

O prazo médio para se encontrar uma colocação na Itália é de uma semana, já que as vagas estão sempre abertas e funcionários são sempre bem-vindos. Após um tempo de adaptação, se não se sentir à vontade, há ainda a possibilidade de trocar de emprego ou mesmo retornar ao Brasil. Trabalhar na Itália pode ser uma boa escolha, pois além de morar em um dos mais belos países do mundo, você ainda estará dentro da cultura latina, com hábitos e costumes não tão estranhos ao nosso dia-a-dia.

Top