Descubra quais frutas usar para desintoxicar o organismo

Todo mundo já passou por aquela situação em que comeu além do que aguentava e ficou mal, muito mal com dores no estômago, náuseas,…

Por Redacao em 15/02/2012

Todo mundo já passou por aquela situação em que comeu além do que aguentava e ficou mal, muito mal com dores no estômago, náuseas, falta de apetite e até febre. Também é comum uma situação em que comeu algo fora de casa e acabou com uma enorme dor de cabeça e ânsia. Exageros ou intoxicações alimentares devem ser avaliados por um médico e, podem ser resolvidas também com os alimentos certos. Entenda melhor!

Intoxicação alimentar (Foto: Divulgação)

Desintoxica já!

A desintoxicação nada mais é do que eliminar excesso de toxinas que se instalaram no corpo e, os alimentos certos podem fazer isso por você. Da mesma forma que o excesso de comida ou comidas mal feitas e estragadas podem fazer mal, algumas frutas, verduras e alimentos ricos em fibras podem ser um alívio.

Alimentos Desintoxicantes

  • Abacaxi: se exagerou na carne, o abacaxi é melhor remédio. Ele é diurético, facilita a digestão e faz uma verdadeira faxina no fígado.
  • Maçã: poderosa fonte de fibras, ela elimina o colesterol ruim e ajuda em distúrbios estomacais, da bexiga e rins. Ajuda no funcionamento do fígado e acaba com o ácido úrico evitando a retenção de líquidos no organismo.
  • Melancia: para fazer com que tudo o que está fazendo mal vá embora, nada melhor do que um diurético e esse é o caso da melancia. Além de diurética também refresca, perfeita para os dias de verão.

    Sucos de melancia, abacaxi e laranja (Foto: Divulgação)

  • Laranja: também tem uma ação poderosa de desintoxicação e ajuda no trânsito intestinal. Aproveito o suco e o bagaço da fruta para melhores resultados.
  • Salsão: vai reorganizar as funções intestinais.
  • Hortelã: sendo a hortelã tão rica em vitaminas A, B e C e em diversos minerais, ela tem o poder de tonificar e estimular a digestão e pode ser usada em diversas preparações.
  • Berinjela: em alguns casos de intoxicação, o organismo não consegue liberar o que está fazendo mal causando a constipação. Para esse problema, a berinjela é um santo remédio já que tem ação digestiva e laxativa também.
  • Couve: organismo intoxicado necessita de oxigênio e a couve faz isso, transporta-o por todos os tecidos. Experimente o suco de limão com couve!

    Suco de couve com limão (Foto: Divulgação)

  • Gengibre: Rico em cálcio, fósforo, magnésio, ferro e potássio, o gengibre age ativando o metabolismo, estimulando a digestão e resolvendo problemas de prisão de ventre justamente por ser rico em fibras.
  • Arroz integral: elimina toxinas, regenera os tecidos e ativa o trânsito intestinal por ser rico em fibras.

Procure sempre a ajuda de um médico caso os sintomas persistam!

Top