Descubra porque o ato de brincar é tão importante para os pequenos

Toda criança adora dar risada, gritar e estar com os amiguinhos. E tudo isso é conquistado graças ao ato de brincar, ou seja, de…

Por Editorial MDT em 29/11/2011

Toda criança adora dar risada, gritar e estar com os amiguinhos. E tudo isso é conquistado graças ao ato de brincar, ou seja, de se divertir usando a imaginação, brinquedos ou jogos. Sendo assim, descubra porque o ato de brincar é tão importante para os pequenos.

Uma criança que brinca é feliz, e torna-se mais sociável e inteligente. A criatividade das crianças é muito fértil. Muitas vezes, não é preciso lhes dar brinquedos caros e cheios de luzes e vozes, pois ela se divertirá muito mais com brinquedos simples. Assim, o menino faz com que o seu carrinho se torne um carro de Fórmula-1 enquanto a menina faz com que a sua boneca se case, tenha filhos e cuide da sua casa. As crianças precisam mexer nos brinquedos, portanto, se eles fizerem tudo sozinhos, perderão a graça em poucos minutos. Isso é “brincar” e, se elas usarem a sua imaginação nas brincadeiras, serão alunos muito mais inteligentes, criativos e sociáveis.

Da mesma forma, essas brincadeiras fazem com que as crianças, através da imitação, seja da vida real como da televisão, aprendam valores automaticamente como o bem e o mal, o certo e o errado, a presença e a ausência entre outros. Portanto, elas precisarão de bons exemplos, tanto em casa quanto na escola ou nos canais que assistem.

Há brincadeiras que fazem com que a criança se movimente, e o melhor é que elas não exigem nenhum material. São elas o pega-pega, o esconde-esconde, a amarelinha, o pula-sela e várias outras. Além de serem muito divertidas, são ótimas para que se trabalhe o espírito coletivo e a coordenação motora dos pequenos. Elas também ensinam as crianças que, às vezes elas ganham e em outras, perdem.

Os jogos de tabuleiro são muito interessantes e prendem a atenção dos pequenos por horas. Eles são muito bons para que as crianças criem estratégias para vencer os oponentes através de experiências passadas, ou seja, de jogadas anteriores. Por isso, eles desenvolvem a memória e o raciocínio lógico das crianças, que se tornam mais inteligentes na escola e na vida.

Atualmente, as crianças são vidradas em vídeo games e computadores. Muito se fala sobre eles, e a maioria dos discursos é contra o uso dessas tecnologias, dizendo que são viciantes e que deixam os pequenos sedentários demais. Entretanto, se eles forem usados apenas em horários determinados e com a supervisão de um adulto, podem ajudar bastante na educação das crianças. Além do mais, hoje, há jogos que fazem com que as crianças se movimentem como o Nintendo Wii e o Xbox.

Quando as crianças brincam, são mais felizes porque elas se divertem, fazem amizades e dão muitas risadas. Além do mais, elas aprendem, tornando-se mais inteligentes, espertas e saudáveis. Por isso, o ato de brincar é tão importante para os pequenos.

 

 

 

 

Top