Descubra os mitos e verdades sobre as unhas

Ao longo da vida, vamos ouvindo conselhos sobre tudo, mas, nem sempre há comprovação científica ou respaldo no que é falado e muitas vezes,…

Por Redacao em 20/11/2011


Ao longo da vida, vamos ouvindo conselhos sobre tudo, mas, nem sempre há comprovação científica ou respaldo no que é falado e muitas vezes, mitos são repetidos como verdades, sem nem nos darmos conta. Vamos ver o que é mito e o que é verdade quando o assunto é unhas!

É mito que…

Lixar as unhas faz com que elas cresçam mais rápido do que  cortar.

O ato de lixar unhas não tem nenhuma relação com o crescimento, pois, não há interferência na matriz da unha (que é o que a forma).

Pintar com esmalte vermelho deixa a unha mais forte.

Qualquer coloração de esmalte não tem relação com o fortalecimento e resistência da unha.

Pintar a unha com esmalte escuro interfere na coloração natural da unha.

A relação do escurecimento da unha não está ligada a cor do esmalte e sim a algumas substâncias,como o formaldeído, o tolueno e o benzeno,  presentes em alguns esmaltes e que agridem as unhas.

É verdade que…

É preciso dar intervalo de pelo menos 24 horas sem pintar as unhas.

É importante retirar o esmalte, um dia antes de pintar novamente e deixar as unhas sem nenhum esmalte, nem claro nem escuro. Ou seja, nos sete dias da semana, em um deles deve  ficar sem esmaltes nas unhas. Isso vai evitar o enfraquecimento da unha e seu ressecamento, pelo ato contínuo de aplicar a química presente nos esmaltes.

Usar acetona para remover esmalte agride e danifica a unha.

Por ser bastante agressiva, a acetona retira camadas superficiais da unha, ressecando-a e deixando-a cada vez mais fraca e esbranquiçada. A solução é retirar esmaltes com removedores sem acetona.

A cutícula não deve ser retirada, deve ser empurrada.

Proteção natural contra fungos e bactérias, a cutícula nada mais é do que pele que fica sobreposta à unha e por isso não deve ser removida.

O formato das unhas pode facilitar o encravamento.

Em especial, as unhas dos pés precisam ter formato quadrado, que ajuda a evitar que elas encravem e as unhas das mãos podem ter formato ovalado que  ajuda a manter as unhas sem quebrar com facilidade.

No dia em que fizer as unhas do pé, deve-se usar sapatos abertos ou com bicos arredondados.

Como as unhas do pé  ficarão sensíveis e precisam respirar, é importante que não se use sapatos fechados ou muito apertados, até para evitar aparecimento de micoses.

Top