Como combater ervas daninhas no jardim

A erva daninha é um tipo de planta que afeta a saúde e a beleza do jardim, pois ela rouba os nutrientes do solo…

As ervas daninhas são pragas que prejudicam a saúde do jardim.

A erva daninha é um tipo de planta que afeta a saúde e a beleza do jardim, pois ela rouba os nutrientes do solo que seriam usados pelos vegetais em função do crescimento.  O aparecimento da erva acontece nos lugares mais indesejáveis e o seu combate deve acontecer o quanto antes para evitar problemas.

Consideradas plantas resistentes e fáceis de multiplicar, as ervas daninhas aparecem com frequência no jardim e acabam com a paciência de qualquer jardineiro. Elas possuem algumas características específicas, como a fácil adaptação climática, caráter invasor e a produção contínua.

Devido aos seus aspectos negativos, a erva daninha é tida como uma verdadeira praga para quem lida com jardinagem. Esta planta tão indesejada pode trazer sérios danos para o plantio, ao passo que disputam luz, nutrientes e água com as espécies de plantas que realmente são importantes no cultivo. A propagação das ervas daninhas no jardim também aumenta as chances de doenças.

Saiba mais: Cuidados básicos com o jardim

Como acabar com as ervas daninhas?

Para combater as ervas daninhas é necessário arrancá-las pela raiz.

É complicado conseguir acabar definitivamente com as ervas daninhas, mas existem meios de combater a propagação da praga no jardim. Muitas pessoas acabam adotando herbicidas para manter o controle das plantinhas invasoras, porém esta aposta pode acabar comprometendo o equilíbrio da natureza.

Uma forma de não agredir o restante do jardim ao combater as ervas daninhas é adotando técnicas naturais. A primeira sugestão consiste em retirar manualmente as plantinhas, arrancando sempre pelas raízes para que elas não voltem a crescer de novo.

Uma forma de driblar o avanço das ervas daninhas é colocando folhas de jornal molhadas ao redor das plantas, de modo que elas fiquem sobrepostas em várias camadas. O papel permite que a água passe para baixo, mas a erva daninha tem grande dificuldade para vencer esta barreira.

Quando não existe controle, a erva daninha rouba os nutrientes do solo, a água e a luz que serviria para outras plantas.

A melhor forma de combater a erva daninha é prevenindo, por isso a importância de se preocupar com o cultivo de um gramado saudável. Ao trocar o adubo ou usar um determinado tipo de terra, procure verificar a procedência do produto. Quando o solo está bem nutrido, a grama e as plantas crescem de forma eficaz e quase não aparecem pragas. Já o solo pobre se revela um habitat perfeito para as ervas daninhas.

Leia Também:  Receita fácil de sopa de legumes

Um fator que precisa ser observado é a textura da terra usada no jardim. O solo muito arenoso ou muito argiloso não apresenta boa qualidade, por isso não são recomendados para o cultivo de plantas. Outro critério importante é avaliar a acidez do solo (pH). Caso as ervas daninhas persistam, recorra aos fertilizantes químicos.

Veja também: Plantas daninhas do Brasil

Top