Descubra como agir em situações de preconceito

PUBLICIDADE

Um comentário desagradável, um olhar discriminatório, uma situação constrangedora, uma negação, uma desculpa esfarrapada. São diversas características de uma situação de preconceito, seja ele racial, social, sexual, relacionado a doenças ou ainda muios outros. Mas como agir em uma situação dessas? É possível levar isso aos tribunais e lutar pelos direitos em uma sociedade que se afirma como democrática, em que há espaço para todos?

A resposta é sim, isso é perfeitamente possível, mas antes de tomar qualquer providência é necessário saber exatamente o conceito de preconceito. Essa palavra significa uma ideia sobre algo ou alguém que não se conhece que resulta em violência, seja ela física ou psicológica.

Como se sabe, o preconceito existe há muito tempo em qualquer lugar e quando ele acontece, dói demais em quem o sofreu. A forma mais eficiente de agir em uma situação dessa é reunir todas as provas possíveis, ir à delegacia de polícia mais próxima e buscar o apoio na Justiça. A comprovação pode ser feita através de testemunhas, mas o ideal é que seja feita por meio de escritos, embora em muitas situações não seja perfeitamente possível. De qualquer maneira, procurar uma delegacia, fazer um boletim de ocorrência e em seguida buscar um advogado, são passos que devem ser dados. Esse profissional ajudará e dará orientações de como colher mais provas.

PUBLICIDADE

Existem muitos profissionais no mercado que estão acostumados a defender casos em que o cliente deve saber agir em momentos que sofre preconceito. Aqueles que são de baixa renda e não podem pagar um advogado, devem procurar a Defensoria Pública do estado onde mora, porque é a instituição que há esse profissional que trabalhará sem cobrar nada.

Se a pessoa que sofreu preconceito levar o caso à Justiça e ele for julgado, ainda poderá receber uma indenização. O valor dela é que muda conforme alguns aspectos, tais como a circunstância em que ocorreu, a profundidade, os danos e as capacidades financeiras do ofendido e do ofensor.

Leia também:

1 comentário

  • hoje em dia oas pessoas nao tem mais respeito pelas outras

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.