Descubra as formas de amenizar os sintomas da TPM

Descubra as formas de amenizar os sintomas da TPM

A TPM acomete as mulheres e todas as pessoas ao seu redor, por isso, valem algumas dicas para amenizar os sintomas da doença.

Por Redacao em 07/11/2011

Irritação, vontade de chorar, carência, pensamentos negativos, tristeza. Esses são alguns sintomas da tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM. Muitas mulheres sofrem desse mal e com elas, todas as pessoas ao redor, tais como maridos, namorados, amigos, familiares e vizinhos. Como se livrar dela?

O primeiro passo para tentar amenizar os sintomas da TPM é tentar conhecer-se, saber quais são as suas características positivas, negativas e, especialmente, se existem alguns dias do mês em que elas estão mais acentuadas. Algumas mulheres sabem perfeitamente quando a TPM está chegando, pois percebem que estão mais chorosas e sensíveis. Por isso, a grande dica é tentar ver suas reações nos dias anteriores à menstruação.

Durante essa fase, a mulher tende a ficar mais desanimada quanto a si, por isso, não custa nada se arrumar bem, fazer uma maquiagem leve, mesmo que não vá sair de casa, mesmo que seja para esperar o namorado ou marido ou buscar os filhos na escola. O que importa é estar de bem consigo.

Ainda nesse sentido, os pensamentos ruins também aparecem demais no período da TPM e uma forma de melhorar isso, é tentar discipliná-los. Pode ser difícil, mas não é nada impossível. Tenha sempre em mãos aqueles livrinhos cheios de frases ou textos otimistas, tão baratinhos e vendidos em qualquer banca de jornal. Então, quando surgirem ideias negativas, recorra a eles e leia, assim, a mente estará ocupada e rapidamente aquilo que veio perturbar acaba indo embora.

Uma outra orientação para lutar contra os efeitos da TPM, é a prática de exercícios físicos, pois eles atenuam a depressão, a baixa auto-estima, a tensão, que são fatores que ficam bem marcados um pouco antes da menstruação chegar. Os mais indicados são os que emagrecem, e ajudam a melhorar a parte cardiorespiratória, mais conhecidos como aeróbicos. São elas a velha e conhecida caminhada, a corrida, a pedalada e muitos outros que são feitos nas academias, como body jump, por exemplo.

Só de exercícios físicos o corpo não dá conta, ele também precisa alimentar-se e muito bem, diga-se de passagem, portanto, uma dieta equilibrada ajuda bastante a eliminar a TPM. Doces, café, açúcar e álcool devem ser evitados, e diuréticos devem ser valorizados, tais como melancia, agrião, aspargo, salsa, morango e outros.

Top