Descanso de panela com rolhas de garrafa, como fazer

Editorial MDT 03/08/2021 Artesanato

As rolhas de garrafa são peças que na maioria das vezes são jogadas no lixo, porém o que as pessoas não sabem é que dá para aproveitá-las criando lindos objetos de decoração. Dentre os objetos que podem ser feitos com as rolhas está o descanso de panela. Veja como fazer descanso de panela com rolhas de garrafa.


Os descansos de panela feitos com rolhas de garrafas são ótimas opções para proteger a toalha de mesa (Foto: divulgação).

Reciclando rolhas de garrafa

A maioria das pessoas consome bebidas que possuem rolhas nas garrafas, porém na maioria das vezes elas são jogadas foram por não terem utilidade. Entretanto, as rolhas de garrafa são itens que podem ser usados na decoração da casa, deixando-a mais bonita e moderna.

Vários tipos de decorações podem ser feitas com as rolhas de garrafa, entre elas está os descansos de panela, que além de decorar ainda protegem as toalhas de mesa na hora de levar as panelas ou travessas quentes.

Os descansos de panelas podem ser feitos em vários modelos diferentes, com fitas, pintados, encapados e outros. São muito fáceis de serem feitos e proporcionam um efeito visual muito bonito na decoração. Portanto, nada de jogar fora essas preciosidades, comece a guardá-las para montar o seu descanso de panela.

Use sua criatividade para produzir modelos diferenciados (Foto: divulgação).

Veja também decoração de cozinha com pastilhas 

Como fazer descanso de panela com rolhas de garrafa

1º passo: o primeiro passo consiste em juntar as rolhas de garrafa até que se obtenha uma quantidade ideal para fazer o descanso de panela. A quantidade de rolhas necessárias varia conforme o tamanho do descanso de panela que se deseja fazer;

2º passo: nesse momento é deve ser definido será a rolha usada de forma rústica ou pintada. Se optar por pintá-la ou encapá-la, isso deve ser feito antes da colagem.;

3º passo: una as rolhas lado a lado com cola quente. Várias formas podem ser criadas nesse momento. Utilize sua imaginação para criar lindos descansos de panela;

4º passo: para finalizar o descanso de panela, utilize fita de decoração passando-a em todo o perímetro do objeto e finalizando com laço. Outros artigos de decoração podem ser usados nesse momento, use sua imaginação.

Veja também decoração de sala de jantar 

As rolhas de garrafa são materiais que podem ser reciclados de várias maneiras. Uma das formas mais simples dessa reutilização é a criação de descansos de panela com rolhas de garrafa, que além de serem ótimas opções de decoração, também protegem as toalhas de mesa. Portanto, comece desde já a guardar as rolhas e invista nesse tipo de decoração.

Descanso de panelas com rolhas de garrafas

Estamos sempre precisando de novos itens para o melhor funcionamento das nossas tarefas domésticas, não é mesmo? No entanto, muitas vezes esses itens são extremamente caros, o que impede que consigamos adquirir tudo o que é necessário. Entretanto, é sempre válido buscar reaproveitar coisas que já temos em casa, assim economizamos um dinheirinho, e ainda ajudamos o meio ambiente.

A seguir vamos ensinar você a fazer o seu próprio descanso de panelas com rolhas de garrafas. Eles são super simples e rápidos de fazer, e você terá descansos de panela super resistentes e com um visual estético super agradável. Confira o passo a passo detalhado!

Você vai precisar de

  • Rolhas de garrafa
  • Cola quente ou cola universal
  • Estilete
  • Régua
  • Lápis
  • Papel

Passo a passo 

  1. Primeiro, você precisará definir o formato do seu descanso de panela. Pode optar por alguma figura específica, como a do vídeo, ou ainda optar por um descanso de panelas totalmente preenchido, em formato redondo ou quadrado, por exemplo. Caso você queira alguma figura, desenhe-a na folha de papel, do tamanho que você quer que seja o seu descanso de panelas. Além disso, se você não for muito bom desenhando, também vale imprimir a imagem que você deseja.
  2. Com a imagem desenhada ou impressa na sua folha de papel, reserve e parta para o processo de preparação das suas rolhas.
  3. Você pode usá-las inteiras ou cortá-las, entretanto é importante que todas tenham o mesmo tamanho, para que o seu descanso de panelas fique uniforme. Então você deve definir a altura que você deseja que tenha o seu descanso de panelas, para que assim saiba de que tamanho deve deixar cada uma das suas rolhas.
  4. Com o auxílio da sua régua, marque em cada uma das rolhas onde você irá cortar. A quantidade de rolhas que você irá utilizar irá depender do tamanho, formato e quantidade de descanso de panelas que você deseja fazer, portanto somente você poderá definir quantas unidades precisará cortar. No caso do modelo do vídeo, foram utilizadas cerca de 20 rolhas.
  5. Em um local adequado, corte cada uma das rolhas com o auxílio de um estilete afiado, tendo muito cuidado para não se machucar.
  6. Com todas as rolhas cortadas, distribua cada uma delas sobre o desenho ou formato que está no papel, de modo a acomodar todas elas lado a lado.
  7. Então vá grudando uma rolha na outra com auxílio da sua cola, até que estejam todas unidas, e o seu desenho esteja completo.
  8. Pronto! Agora aguarde secar e já pode começar a utilizar o seu descanso de panelas. Além disso, você também pode variar além do desenho do descanso, na forma como você coloca as rolhas, unindo-as de maneira horizontal, por exemplo. Nesse momento vale usar a imaginação, assim você poderá fazer lindos utensílios para a sua cozinha gastando muito pouco, reutilizando materiais que iriam para o lixo e soltando a sua criatividade.

 

Vídeo: Descanso de panela com rolha

Outros artigos

Fatores de risco para osteoporose

04/09/2013

Fatores de risco para osteoporose

A osteoporose é uma doença que afeta diversos indivíduos, inclusive as mulheres que estão na fase da menopausa. Ela é uma doença grave que pode ocasionar o aumento d...

Fotos de Casas Populares

29/04/2010

Fotos de Casas Populares

Elaboramos essa matéria para que todos possam observar um pouco mais sobre as novas casas populares que a Caixa Econômica Federal propõe para os cidadãos que...