Dentes dos cães: como cuidar

Cuide melhor da saúde bucal do seu cãozinho (Foto: Divulgação)

Doenças como tumores, tártaro, infecções, acúmulo de placas são alguns dos principais males que atingem cães em todo o mundo. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov),  a higiene bucal nos animais pode prevenir o surgimento de várias dessas enfermidades.

Assim como os humanos, os cães também necessitam de cuidados para a saúde bucal. Os dentes e gengivas sadios são fundamentais para que os cachorros possam mastigar alimentos e morder objetos tendo uma vida normal e plena de saúde, por isso confira alguns das principais recomendações para cuidar melhor dos dentes do seu animal de estimação.

Escovar o dente é um cuidado importante (Foto: Divulgação)

Escovação

Os dentes dos cachorros também precisam ser escovados diariamente. O ideal é começar a escovar a partir dos dois meses de vida para que desde filhote o animal fique acostumado. É importante destacar que o dono não deve ter pressa nesse processo, nem deve castigá-lo caso esse demonstre resistência. A escovação deve ser um momento divertido onde o cão sinta que está recebendo a atenção e o carinho do dono.

No início a pessoa deve começar alisando o dente com um paninho para que o animal crie afinidade com o hábito, depois disso pode usar a escova de dentes. Esta pode ser uma escova especial comprada em pet shop ou uma escova infantil de cerdas macias encontrada em farmácias e supermercados.

Já a pasta de dente dos cães não pode jamais ser igual a pasta de dente comum usadas nas pessoas, uma vez que, esta possui agentes químicos que prejudicam a saúde do animal. Consulte pet shops e lojas online para comprar produtos próprios para ele. Confira.

Petiscos

Estudos também comprovam que os petiscos vendidos em lojas de pet shop são realmente eficientes para a limpeza dos dentes do cão, podendo combater com êxito o tártaro.  Por isso, uma dica saudável é fazer com que o bichinho consuma diariamente o petisco.  Variar os sabores e fazer brincadeiras como esconder o petisco e estimular o cachorro a encontrá-lo podem funcionar como incentivos.

A higiene bucal previne diversas doenças (Foto: Divulgação)

Alimentação Correta

Uma alimentação correta, isto é, a base de rações e vitaminas ajuda a manter a saúde geral do animal, inclusive a saúde bucal. O motivo é que alimentações inadequadas como comida caseira, ossos, não só podem conter muitas gorduras como podem ter partes duras demais que fraturam o dente do animal, ferem a gengiva e ainda podem causar desarranjo intestinal e hálito ruim no cachorro.

Não perca tempo e cuide melhor da saúde do seu cãozinho, retribuindo o carinho com cuidados na higiene bucal. Não esqueça que uma visita rotineira ao veterinário é outro cuidado indispensável.

Reply