Exercícios aquáticos para eliminar calorias

Uma das maneiras de manter a forma durante o verão é apostando em exercícios aquáticos para eliminar calorias. As atividades realizadas na água são…

Uma das maneiras de manter a forma durante o verão é apostando em exercícios aquáticos para eliminar calorias. As atividades realizadas na água são capazes de definir o corpo e ainda por cima refrescar nos dias de calor intenso.

A hidroginástica faz bem para o corpo, para a mente e ajuda a perder calorias. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Descubra os Benefícios da Natação

Treino na água

Diversos benefícios estão associados aos exercícios aquáticos, tanto aqueles que são realizados completamente dentro da água como também fora dela. De qualquer forma, as atividades chegam a substituir com igual eficiência as idas à academia.

O treino dentro da água costuma fazer bem para o corpo e para a mente. Como não descarrega tanto impacto nas articulações, ele representa uma ótima alterativa para as pessoas que sofrem de artrite e artrose. Os exercícios aquáticos também costumam fortalecer o coração e melhorar a função respiratória.

O trabalho muscular em um ambiente aquático pode até dar a sensação de fluidez e relaxamento, mas os músculos do corpo são exercitados por completo. Além de tonificar o corpo, já está comprovado que os exercícios realizados dentro da água queimam mais calorias do que aqueles em terra firme.

Os resultados dos exercícios prometem ser ainda melhores se eles forem realizados em contato com a água aquecida. A temperatura melhora a circulação sanguínea, aliviando as dores corporais e criando estímulos prazerosos. O treino aquático explora o efeito massageador da água, promovendo o relaxamento.

 Sugestões de exercícios aquáticos

O gasto calórico depende do tipo de exercício aquático que é realizado. Veja a seguir algumas boas sugestões de atividades para fazer na água e manter a forma no verão:

A natação permite trabalhar todos os grupos musculares. (Foto:Divulgação)

Natação
A natação é o exercício aquático mais popular. Os seus movimentos favorecem o sistema respiratório, o coração e também melhoram o condicionamento físico. Todos os estilos de nado tornam a perda de peso mais simples e ajudam na tonificação muscular. Gasto calórico médio: 500 e 600 calorias.

Leia Também:  Musculação reduz risco de diabetes tipo 2

Stand Up surfe
A atividade é uma mistura de surfe e remo, na qual a pessoa precisa se equilibrar em uma prancha sobre a água. A prática permite trabalhar vários grupos musculares e melhora o preparo físico. Gasto calórico médio: 500 calorias.

Surfe
Apesar de não deixar a pessoa imersa na água, o surfe trabalha diferentes áreas do corpo, como braços, costas e glúteos. Quem tem o costume de surfar desenvolve a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora. Gasto calórico médio: 600 calorias.

Pólo aquático
A atividade coletiva ajuda a perder peso e trabalha a musculatura. Gasto calórico médio: 620 calorias.

Biribol
O Biribol é parecido com o vôlei, mas tudo acontece dentro de uma piscina. Gasto calórico médio: 300 calorias por hora.

Hidroginástica
Os exercícios aquáticos são divertidos e estimulantes. Eles melhoram a capacidade cardiorrespiratória e a força muscular. Gasto calórico médio: entre 260 e 400 calorias por hora.

O Windsurfe é um exercício aquático diferente e que queima calorias. (Foto:Divulgação)

Windsurfe
O Windsurfe é um esporte que mistura surfe com vela. A prática melhora a concentração, fortalece os músculos e ajuda a queimar cerca de 400 calorias.

Veja também: Esportes que Emagrecem – Dicas

Top