
Quarto decorado com azul clarinho e branco.
A decoração suave tem como objetivo deixar o ambiente mais leve, tranquilo e arejado. Para conseguir este resultado no projeto, é importante buscar um equilíbrio entre as cores e aproveitar a influência que elas exercem no visual de cada ambiente. O trabalho com cores depende do revestimento, móveis e objetos decorativos.
A suavidade de um cômodo reflete na rotina dos moradores, que passam a viver com mais tranquilidade e desfrutar de bons momentos de descanso. Todos os espaços da casa podem receber um toque de ternura através das cores, principalmente os cômodos classificados como íntimos.
O que este artigo aborda:
Dicas para uma decoração suave

Decoração suave, arejada, tranquila e agradável.
A melhor maneira de valorizar uma proposta suave é investindo nos tons pastéis. Estas cores se caracterizam pelo efeito doce e claro, deixando os espaços mais aconchegantes e calmos. As cores aparecem com mais frequência no quarto de bebê, justamente para deixar a criança calma e combater a insônia.
Cores doces
Nos últimos tempos, os tons pastéis açucarados passaram a ser classificadas como “Candy Colors”. A categoria já faz sucesso na decoração das casas e permite diversas combinações entre as cores clarinhas. Desta forma, torna-se possível colorir um determinado espaço sem sobrecarregar e causar cansaço visual.
Cores neutras
A atmosfera da casa pode ficar calma e agradável através da decoração com cores neutras. Estes tons demonstram versatilidade e facilitam a harmonia dentro de um ambiente. Além de assumir caráter atemporal, as cores são fáceis de combinar e ajudam a deixar um espaço mais discreto e simples. Integram o grupo das cores neutras: branco, bege, preto, cinza e creme.
Cores frias
O ajuste das cores frias com as cores neutras também é capaz de favorecer a suavidade da decoração. O azul, por exemplo, atua como um verdadeiro tranquilizante, enquanto o verde remete ao espírito da natureza. Na companhia de uma cor neutra, ganham mais força e empatia devido a marcação do contraste.
As cores quentes e escuras devem ser evitadas numa decoração suave, afinal, elas intensificam as energias e criam estímulos que não favorecem um clima de relaxamento. Mesmo reforçando a questão da suavidade, é importante tomar cuidado com os exageros, já que o ambiente decorado corre o risco de ficar pálido demais.

Use a vontade as cores pastéis, mas cuidado para não deixar o ambiente pálido.
Aproveite as dicas para adicionar suavidade à decoração da casa sem comprometer a harmonia.