Decoração para quartos mistos: ideias, dicas

A decoração de quarto misto tem como finalidade considerar a presença de mais de um indivíduo no mesmo ambiente. Desta forma, o dormitório não…

No quarto misto, predomina a decoração neutra.

A decoração de quarto misto tem como finalidade considerar a presença de mais de um indivíduo no mesmo ambiente. Desta forma, o dormitório não pode ser tão singular e precisa retratar as preferências de maneira mais democrática. O desafio deste tipo de decoração está em acertar no equilíbrio dos elementos.

O quarto misto é a solução encontrada por muitos moradores para montar um ambiente exclusivo para os filhos. Desta forma, a decoração precisa ser planejada levando em conta a harmonia entre os gêneros, sobretudo quando a diferença de idade entre os irmãos é muito grande.

Dicas para a decoração de quarto misto

Uma família grande que reside numa casa pequena não tem condições de oferecer quartos a todos os membros. Por isso, algumas crianças ou jovens precisam dividir espaços, de modo que o quarto tenha elementos que favoreçam o conforto e a tranquilidade.

Uma dica importante para facilitar a decoração do quarto misto é encontrar propostas que agradem os moradores, na mesma proporção. Para tornar mais fácil a empatia, prefira propor a divisão de quartos para irmãos com idade aproximada e mesmo gênero. Caso não seja possível, algumas adaptações precisarão ser feitas.

Quarto para moradores do mesmo gênero é mais fácil de decorar.

Antes de decorar o quarto com móveis, objetos e revestimento, é fundamental que os pais conversem com os filhos para chegar a um consenso de ideias. Normalmente a tarefa de preparar um mesmo ambiente para menina e menino exige mais cuidado, afinal, no decorrer das fases da vida eles se tornam muito diferentes e precisam de espaço.

Quando os filhos ainda são pequenos, é mais fácil decorar um quarto misto. Em primeiro lugar o ambiente deve conter duas acomodações bem posicionadas no espaço para que as crianças possam descansar. Em seguida, é importante escolher móveis funcionais para inserir no ambiente, de preferência as peças neutras que não precisarão ser trocadas tão cedo. No caso de cada criança possuir o seu armário, vale a pena customizar a mobília de acordo com as preferências.

As cores azul e rosa decoram o mesmo ambiente, mas o branco ainda tem presença maior.

A cama ou berço de cada criança pode receber um toque de personalidade, considerando a questão do gênero ou gosto. Por exemplo, uma menina apaixonada por cor-de-rosa tem liberdade para adotar uma roupa de cama da Barbie, Princesas, Hello Kitty ou qualquer outro desenho que faça referência ao tom feminino. Este tipo de aposta facilita a identificação da criança com o quarto, sobretudo com um cantinho decorado para ela.

Leia Também:  Esmaltes usados em Salve Jorge: quais são, preços

Apesar da possibilidade de personalizar a área ocupada por cada criança, é importante ter cuidado para não comprometer a decoração e desalegrar o outro morador. As paredes do lugar, por exemplo, não podem ser pintadas de azul pelo fato do menino preferir a cor, este acabamento com certeza vai receber queixas da menina que gosta de rosa. Desta forma, é viável optar por uma pintura mais neutra no quarto dividido.

Aproveite as dicas para montar a decoração do quarto dividido com charme e bom gosto.

 

Top