Decoração para casa pequena: dicas

Na hora de planejar a decoração de uma casa, uma das maiores dificuldades é lidar com o espaço limitado. O morador precisa pensar em…

Na hora de planejar a decoração de uma casa, uma das maiores dificuldades é lidar com o espaço limitado. O morador precisa pensar em estratégias para otimizar cada ambiente, considerando sempre as necessidades de bem-estar e conforto. Por isso, resolvemos falar da decoração para casa pequena: dicas, afinal você precisa aproveitar bem o espaço e torná-lo bem útil, agradável para receber amigos e familiares.

A casa pequena requer uma decoração inteligente. (Foto:Divulgação)

Decoração para casa pequena: dicas

Os principais eventos de design de interiores já trabalham com o desafio de decorar casas pequenas. Os profissionais da área lançam novas tendências e soluções para que os ambientes não fiquem tão apertados e com difícil circulação. Abaixo, separamos algumas sugestões de decoração para casa pequena: dicas. Para decorar áreas pequenas, os moradores normalmente apostam nos truques de decoração para ampliar ambientes. As estratégias levam em conta o trabalho com as cores, iluminação, disposição dos móveis, entre outros critérios.

Leia mais informações sobre: Decorar Casas Pequenas – Dicas, Tendências

Dicas para decorar uma casa pequena

Confira a seguir dicas para a decoração de uma casa pequena e não se esqueça que os detalhes fazem toda a diferença e você precisa manter a ordem de tudo organizado, isso dá a impressão de um espaço maior do que rele realmente é. Confira as sugestões e coloque em prática para ver os bons resultados.

É importante dar preferência aos tons claros, principalmente o branco. Esta estratégia contribui com a sensação de amplitude em todos os espaços da casa. Nas paredes, vale a pena abusar dos espelhos como alegorias e aproveite as cortinas com tecidos leves e transparentes otimizam a iluminação natural, por isso contribuem com a ampliação sutil de áreas pequenas;

O branco favorece a sensação de amplitude. (Foto:Divulgação)

Vale a pena dar preferência aos móveis que desempenham mais de uma função, como é o caso das camas com baús, portas de correr e puffs com compartimentos. O espaço vertical deve ser aproveitado ao máximo com prateleiras, cubos decorativos ou móveis embutidos. Paredes vazias em casas pequenas representam um grande desperdício.

Leia Também:  Conheça 4 mitos sobre o consumo de bebidas alcoólicas

Para decorar a casa pequena da melhor forma possível, é fundamental não exagerar na quantidade de artigos decorativos. Além de dificultar a circulação, as peças também criam um visual poluído.

Truques para aumentar o espaço da casa pequena

Para liberar espaço, a televisão pode ser pendurada em um suporte específico. Os tradicionais abajures devem ser substituídos por luminárias pendentes e um cômodo pequeno deve ser decorado com poucos móveis, caso contrário os moradores terão dificuldades para circular.

Móvel aproveita bem o espaço no quarto. (Foto:Divulgação)

Nenhum cantinho da casa deve ser esquecido no projeto de decoração, afinal, ele pode servir para criar um nicho e até um pequeno escritório. E lembre-se que a casa limpa e organizada certamente parecerá mais ampla.

As peças transparentes de acrílico ou vidro também transmitem a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é, principalmente se forem colocadas em mesas de centros ou de jantar. Se o quarto terá dois moradores, então vale a postar no beliche.

É possível aproveitar e integrar espaços (Foto: Casa/Abril)

É possível aproveitar e integrar espaços (Foto: Casa/Abril)

Um quarto juvenil ou infantil pequeno ganha amplitude através de uma cama com escrivaninha embutida e o projeto de iluminação deve ser caprichado e adequado às necessidades da casa pequena, afinal, quanto maior o alcance da luz, mais amplo o espaço parecerá.

Leia mais informações sobre: Dicas para decorar casas pequenas

Decoração de casa pequena com móveis planejados

Aproveitar vãos que até então ficavam sem destinos (Foto: Click Interiores)

Aproveitar vãos que até então ficavam sem destinos (Foto: Click Interiores)

Uma dica muita legal e que faz toda diferença são os móveis planejados. Quem adquire produtos sob medida consegue aproveitar bem mais cada espaço que tem na casa ou no apartamento. E ao contrário do que se imagina, os móveis sob medidas são importantes para cômodos como sala e escritório, não se restringem apenas a cozinha ou quarto.

Você pode até fazer uma adega (Foto: Click Interiores)

Você pode até fazer uma adega (Foto: Click Interiores)

Separamos aqui algumas fotos de móveis planejados que podem inspirar você na decoração da sua casa, seja ela pequena ou não. O legal é que esses móveis são usados justamente para ampliar o espaço e ainda dar funcionalidade para certos objetos que antes nem poderiam ser usados em cantos ou quinas. Olha as fotos como são sugestivas, principalmente da livraria e da adega embaixo de uma escada, e isso não depende necessariamente do tamanho da casa, mas para uma pequena isso seria fundamental para aproveitar o espaço.

Em apartamento ou casa, o jeito é aproveitar cada espaço da casa (Foto: Casa/Abril)

Em apartamento ou casa, o jeito é aproveitar cada espaço da casa (Foto: Casa/Abril)

Capriche nos detalhes e nas cores, eles também dão sensação de espaço (Foto: Casa/Abril)

Capriche nos detalhes e nas cores, eles também dão sensação de espaço (Foto: Casa/Abril)

Quer mais dicas sobre decoração? Preparamos diversos artigos sobre este e vários outros temas, fique bem informado (a) aqui no Mundo das Tribos e não perca nenhuma novidade sobre arquitetura e decoração.

Leia Também:  5 sobremesas deliciosas para ceia de Natal 2015

Top