Decoração com Pin-Up: dicas, fotos

A decoração que se apropria do estilo “Pin-Up” procura exaltar a sensualidade feminina e deixar o ambiente com um delicioso clima retrô. O cômodo…

Por Isabella Moretti em 01/02/2012

Adesivo decorativo de Pin-Up ilustra a parede.

A decoração que se apropria do estilo “Pin-Up” procura exaltar a sensualidade feminina e deixar o ambiente com um delicioso clima retrô. O cômodo pode ser decorado apenas com elementos vintage ou receber apenas um toque nostálgico, através de um móvel antigo ou acessório que relembre o visual de outras épocas.

O que é Pin-Up?

Nos anos 40 e 50, as mulheres passaram a ser retratadas de maneira sensual, sem que isso comprometesse totalmente a ingenuidade. As propagandas antigas apostaram pesado nesta proposta porque era um perfeito atrativo para a cultura pop. As ilustrações retrô destacam as curvas femininas e foram capazes de mexer com o imaginário dos soldados na época.

Uma representação Pin-Up não apresenta a mulher totalmente nua, na verdade o desenho é marcado por um ligeiro toque libidinoso. A mistura das curvas femininas com o estilo romântico traz a tona, por fim, um tipo de desenho que influenciou uma época e hoje em dia continua sendo retomado pelas pessoas apaixonadas pelo conceito retrô.

Muitas famosas são consideradas Pin-Up por causa da beleza e sensualidade. A lista inclui nomes como Brigitte Bardot, Marilyn Monroe, Judy Garland, Lauren Bacall e Sophia Loren. Atualmente, o estilo foi resgatado por cantoras de sucesso como Amy Wiinehouse, Katy Perry e Gwen Stephany.

Mesmo exercendo forte influência no mundo da moda, a estética Pin-Up continua presente na decoração de ambientes residenciais e estabelecimentos.

Dicas para fazer decoração Pin-Up

Almofadas estampadas com Pin-Up.

As tendências de decoração comprovam que o passado nunca esteve tão moderno. A nostalgia se apresenta de várias maneiras na composição dos ambientes, se mesclando até mesmo ao estilo moderno.

Uma forma clássica de decorar com Pin-Up é usando as paredes. As ilustrações podem ser encontradas a venda na forma de adesivos decorativos grandes, médios e pequenos.  A aplicação deste elemento em um canto da casa consegue acabar com a monotonia e deixar a área mais charmosa.

Os adesivos de Pin-Up combinam com todos os cômodos da casa e reforçam a ideia de uma decoração vintage. Para trazer à tona a estética de outras épocas vale à pena investir em móveis ou objetos antigos, de modo que as mudanças não comprometam o equilíbrio do espaço decorado. Ainda se tratando das paredes, é possível usar os pôsteres de Pin-Up com molduras na decoração.

A estética Pin-Up ilustra almofadas, roupa de cama, poltronas e muitos outros elementos decorativos.

Confira a seguir uma galeria de fotos inspiradoras:

Top