segunda-feira, 28 de novembro de 2022 - 28/11/2022 18:33:37
MundodasTribos

O mundo da moda é um mutante, atuando década após década, fechando muitos ciclos e começando vários outros. Dentro destes ciclos fashion, acontecimentos ocorrem influenciando direta ou indiretamente a moda, novos designers são destacados e elevados a gênios inovadores, coleções com peças revolucionárias criadas por estes designers viram objeto de desejo. Seguindo essa direção, selecionei década por década de alguns dos principais eventos e quais estilistas se destacaram.

1920

Na década de 1920, as mulheres adotaram corte de cabelo curtinho (chamadoo bob), maquiagem que era aplicada em público, começaram a fumar com a famosa piteira extra-longa, os vestidos tinham a barra mais curta (até as canelas) e a cintura era mais baixa.

Estilistas da época que fizeram história

Gabrielle “Coco” Chanel: inventou vestidos e peças de tricô, além de utilizar o Jersey para confecção também, sapatos bicolores e o tão amado LBD (little black dress) – o nosso pretinho básico. Coco Chanel inseriu no guarda-roupa feminino as peças masculinas como calças compridas e as blusas listradas de pescadores, que a inspiraram na moda navy.

Paul Poiret: Poiret teve seu auge antes mesmo dos anos 1920, por volta de 1909 à 1914, quando o estilista ajudou à livrar a mulherada dos desconfortáveis corsets e introduziu ao mundo feminino as calças pantalonas, já nessa década.

1930

A década de 1930 ficou carimbada pelo retorno da feminilidade e glamour, com direito a vestidos de costas nuas e meias em nylon. Curvas e silhueta ladylike (acinturada), o permanente nos cabelos predominava, chapéus pequenos eram os adequados e a divisão na questão “dia e noite” foi reforçada, com roupas femininas e delicadas para o dia e elegância glamourosa para a noite.

Estilistas da época que fizeram história

Madeleine Vionnet: suas peças eram extremamente fluidas, com muito movimento e femininas até dizer chega. O corte em viés foi desenvolvido por Vionnet, assim como o decote frente única e o decote cowl neck (a gola “boba”).

Elsa Schiaparelli: foi a pioneira em usar arte em suas coleções, adicionando aviamentos extravagantes como zíperes e botões com formatos divertidos, ombreiras, e cores chocantes como o rosa-shocking (shocking-pink), que virou sua assinatura e até um perfume, Shocking.

1940

Os anos 1940 se encontravam no epicentro da Segunda Guerra Mundial, este acontecimento influenciou a moda diretamente. O tempo de guerra era sombrio e austero, a escassez de materiais para confecção das roupas foi o ponto significativo para fazer os estilistas se virarem com o que tinham. Looks militares, vestidos para o dia bem simples.

Estilistas da época que fizeram história

Christian Dior: colocou Paris de volta ao lugar de centro da moda, reacendeu a alta costura, com o New Look trouxe de volta o glamour através da estrutura do look, que contava com cintura finíssima, metros e metros de tecidos para as saias e saias rodadas. Mostrando que a guerra chegara ao fim.

Bonnie Cashin: transformou as botas em acessórios fashion e necessários.

1950

Os anos 1950 trouxeram para o mundo da moda o salto alto, a saia lápis, volume e formas para as roupas. O estilo em linhas A, H e Y, de Dior era predominante.

Cristóbal Balenciaga: os vestidos em forma de balão (balonê ou saco), túnicas, chemises e vestidos com cintura alta (empire line).

Hubert de Givenchy: foi pioneiro em assinar figurino para uma atriz de cinema, Audrey Hepburn, lançou para o mundo e tornou famoso o pretinho básico e também separou as peças para serem usadas com outras.

1960

A moda da década de 1960 é alegre, diferente, colorida e revolucionária. O comprimento subiu consideravelmente, transformando saias e shorts em minissaias e mini-shorts. Estampas psicodélicas, cores vibrantes, go-go boots (botas de cano alto e plataforma). Materiais sintéticos como o vinil, papel, plástico e metal apareciam em quase tudo.

Estilistas da época que fizeram história

Mary Quant: apresentou a minissaia, hot pants, liderou o movimento dos jovens e lançou ao mundo fashion a modelo Twiggy.

Pierre Cardin: pioneiro a lançar coleções para o ready-to-wear.

1970

A era da discoteca, os anos 1970 trouxeram o étnico para a moda, calças boca-de-sino ou pata de elefante, minissaia, os calçados plataforma, hippies, festival de música Woodstock e um sonho pela paz e amor.

Estilistas da época que fizeram história

Sonia Rykiel: transformou os tricôs em moda, cores bem escuras, chapéus de crochê, lenços compridos.

Vivienne Westwood: mãe da revolução Punk, junto com Malcolm McLaren.

1980

Os anos 1980 são acesos, com muita cor, terninhos, ombreiras, muita maquiagem, tudo junto e misturado e muito de tudo.

Estilistas da época que fizeram história

Invasão Japonesa na indústria da moda: Rei Kawakubo (Comme des Garçons), Yohji Yamamoto e Issey Miyake trouxeram a moda inovadora para os palcos do mundo.

Prada: Miuccia Prada é a sobrinha do fundador da empresa, e, em sua fase, introduziu o ready-to-wear a um nível máximo de misturas fashion.

1990

Aqui, vemos o minimalismo empurrando o exagero da década passada para o canto, com atrativos e descanso para os olhos, linhas simples e formas geométricas. O grunge também surge nessa época.

Estilistas da época que fizeram história

Marc Jacobs: o designer na época da Perry Ellis, levou o grunge às passarelas.

Dolce&Gabbana: roupas extremamente femininas para o dia-a-dia das mulheres modernas.

2000

A era das supermarcas e das bolsas que se tornam mega-importantes.

Estilistas da época que fizeram história

Christian Louboutin: o “sapateiro” do século implantou em seus calçados a sola vermelha característica e conquistou uma lista imensa de adoradoras.

Chloé: trouxe de volta a feminilidade e o estilo girlie, tops com inspiração no vintage e calças bem sensuais.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Cabelos desbotados: como recuperar

Cabelos desbotados: como recuperar

Pacotes Meia Maratona Disney 2011

Pacotes Meia Maratona Disney 2011

Iberostar Resort Praia Do Forte Preços, Reservas

Iberostar Resort Praia Do Forte Preços, Reservas

Excursões Ribeirão Preto

Excursões Ribeirão Preto

Aprenda a fazer uma reeducação alimentar

Aprenda a fazer uma reeducação alimentar

Esmaltes escuros e discretos: cores, dicas

Esmaltes escuros e discretos: cores, dicas