Dicas para prevenir manchas nas axilas

As manchas na axila são problemas muito comuns que podem ser causados por vários fatores, como depilação, uso de certos desodorantes antitranspirantes e até…

As manchas na axila são problemas muito comuns que podem ser causados por vários fatores, como depilação, uso de certos desodorantes antitranspirantes e até pela exposição solar. Esse problema causa grande incômodo estético e pode ser evitado com alguns cuidados básicos. Saiba mais sobre o assunto e veja dicas para prevenir manchas nas axilas.

As roupas ajudam a prevenir as manchas na axila. (Foto: divulgação)

Manchas nas axilas

Elas passam a maior parte do tempo escondidas embaixo da roupa, ninguém percebe se a depilação está vencida ou se a pele está ressecada. Porém, basta um pequeno descuido e as axilas acabam ficando expostas. Por se tratar de uma região do corpo onde se tem área de dobra, a axila retém mais suor e microrganismos que, além de sensibilizá-la, a torna um ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias.

Alguns traumas provenientes da depilação e até mesmo do atrito da pele são os principais responsáveis pela pigmentação da região com o passar dos anos e pela formação das manchas. Porém, esses vilões podem ser impedidos de agirem, através de alguns cuidados básicos. Veja como clarear as axilas  e prevenir as manchas.

Os desodorantes ajudam a prevenir manchas. (Foto: divulgação)

Dicas para prevenir manchas nas axilas

1. Boa higiene: ela é essencial para que a axila continue com sua cor original. O uso de sabonetes à base de triclosano ajuda a remover o excesso de bactérias. Esses microrganismos deixam a pele mais sensível, propensa ao surgimento de manchas.

2. Desodorante: opte por um desodorante sem álcool em sua fórmula, que causa irritação e traumas na pele e predispõe para o surgimento das manchas. Evite também os desodorantes em spray, pois contém alumínio, substância que está sendo relacionada com problemas de saúde.

Leia Também:  Erros ao usar saia cintura alta

3. Hidratação: ela é fundamental para todas as partes do corpo, principalmente para as axilas que tendem a serem mais ressecadas. De acordo com especialistas em dermatologia, a pele da axila deve ser hidratada duas vezes ao dia.

4. Esfoliação: as esfoliações da axila ajudam a remover as células mortas que provocam as manchas. Elas devem ser feitas no máximo duas vezes por semana com produtos específicos.

5. Cuidado com a roupa: o atrito constante das roupas podem traumatizar a pele e causar manchas. O ideal é usar roupas diferentes a cada dia e optar por peças mais leves, menos coladas e que as costuras não fiquem em constante fricção com as axilas.

6. Depilação: não importa o método usado na depilação, a pele geralmente fica irritada com a retirada dos pelos. O ideal é hidratar sempre a pele ou optar pelo método de depilação à laser.

As manchas nas axilas podem ser eliminadas com alguns cuidados. (Foto: divulgação)

As manchas são danos provocados pela depilação das axilas  e outros fatores. Para prevenir as manchas na pele é essencial ter alguns cuidados diários com hidratação, esfoliação, usar de desodorantes corretos e roupas leves.  O mais indicado é consultar um dermatologista para avaliar o caso e indicar o tratamento correto, caso surjam às manchas.

Top