O que é CVV do cartão de crédito? Card Security Code ou Código de Segurança

redacao b 24/05/2022 Notícias

O CVV do cartão de crédito se constitui de três simples dígitos que são usados diariamente, por milhões de pessoas no mundo todo, mas nem todas sabem o que significam. Com o aumento das compras feitas em cartão, em especial no ambiente online, a necessidade por mais segurança nas operações só aumentou.

Dentre as muitas medidas tomadas pelas empresas de cartão, o CVV está entre os códigos de segurança mais necessários, pois ele sempre fica numa região específica do cartão, para que cada cliente possa ter acesso aos benefícios do mesmo.

Por outro lado, a acessibilidade do CVV do cartão de crédito fragiliza essa medida de segurança, o que exige saber como protegê-la.

Veja a seguir os detalhes sobre o que é CVV do cartão de crédito, onde fica e para que serve. Conheça também acerca do nível de segurança de tal código, por que é necessário informá-lo em compras online e como protegê-lo.

O que é CVV do cartão de crédito? Código de verificação do cartão

A sigla tem origem no inglês e quer dizer Card Verification Value, que em tradução simples dizemos Valor de Verificação do Cartão. A ideia por trás desse código é assegurar à operadora do cartão que a compra é feita somente pelo seu titular.

O que é CVV do cartão de crédito Código de verificação do cartão

Fonte/Reprodução: original

Obviamente, a intenção por trás da criação desse código é a proteção do titular e também da operadora contra transações fraudulentas.

Card Security Code ou Código de Segurança

O nome “Código de Segurança” é outra forma, mais popular, de se referir ao CVV do cartão de crédito.

Onde o código CVV fica no cartão de crédito?

Por uma questão de padrão, o CVV do cartão de crédito fica atrás, embaixo da fita negra magnética, formado por três dígitos dispostos, geralmente, sobre um fundo branco.

O cartão do American Express é uma exceção, pois mostra o seu Código de Segurança na parte da frente, e o número é constituído de 4 dígitos.

Para o que serve o código de segurança CVV?

Toda compra de cartão de crédito que é realizada em uma loja física requer, necessariamente, o uso de senha. Mas, para que ela não seja utilizada nas compras online, o CVV do cartão de crédito entra em ação como um código de verificação.

Qual a função do CVV?

Além da segurança nas compras online, o CVV do cartão de crédito também protege o titular de ter problemas em casos de roubo.

O código é único, formado a partir de um cálculo de números criptografados por um algoritmo. Em outras palavras, esse código de verificação assume o papel de uma impressão digital numérica, cujo único dono é o próprio titular.

O CVV é seguro? O código de segurança é realmente seguro?

Em primeiro lugar, somente o titular pode ter acesso ao CVV do cartão de crédito, uma vez que o código não aparece em outro lugar, se não na parte de trás do próprio cartão, nunca em alto relevo. Ele também não aparece em recibos.

O CVV é seguro O código de segurança é realmente seguro

Fonte/Reprodução: original

De toda forma, o maior cuidado em relação ao CVV do cartão de crédito é no momento de fazer compras online.

Por que é necessário informar o CVV do cartão nas compras pela internet?

Além de ser um código único, criptografado, o CVV do cartão de crédito impede que a senha do titular seja digitada em ambiente online. Ele é tanto uma proteção extra, como também a única forma de fazer compras online, pois sem essa verificação extra, é impossível fechar o negócio.

Sempre preciso informar o CVV do cartão ao comprar online?

O CVV é uma premissa das compras online, isto é, totalmente necessário. Ainda que todas as informações do cartão estejam salvas em um site, o CVV nunca fica, para maior segurança do cliente.

Como proteger o código de segurança do cartão de crédito?

Nas compras online, o ideal é tomar o cuidado de não fazer compras, ou seja, não digitar o CVV, em computadores de rede pública. Outra dica é verificar a barra de endereço do site para ver tem aquele símbolo do cadeado, pois isso significa que a página é protegida pelo protocolo SSL.

Outros cuidados são: nunca tirar fotos do CVV com a câmera do celular e manter o antivírus do computador sempre atualizado, especialmente antes de fazer uma compra.

Quando posso compartilhar o Código de Segurança do Cartão?

O CVV do cartão de crédito jamais deve ser compartilhado, pois ele é a sua garantia extra de segurança. Mesmo em caso de roubos, esse código só funciona com o CPF do titular.

Por mais que o CVV do cartão de crédito seja um código de segurança extra, ainda mais para as compras na internet, usar o bom senso é sempre aconselhável. Todas as dicas acima são simples e fáceis de lembrar. Assim, é possível reforçar o nível de segurança de seu cartão.

Outros artigos

Penteados Práticos para o Verão

25/08/2011

Penteados Práticos para o Verão

Durante o verão, os cabelos recebem um cuidado diferente. Isso não significa que ele receba menos atenção, mas deve ser tratado de uma forma mais prática e rápid...

Restaurantes Com Delivery Online

09/02/2011

Restaurantes Com Delivery Online

Restaurantes Com Delivery Online: O Serviço de delivery surgiu através de uma grande idéia de levar aos consumidores o produto adquirido por telefone, o que muit...

Facebook Login Brasil

20/01/2011

Facebook Login Brasil

Fruto de uma idéia que parecia inocente o Facebook logo virou febre mundial e hoje é a maior rede de relacionamentos que existe no mundo. O inventor do Facebook ...