Quais são os encargos de refinanciamento? Saiba como evitá-los!

redacao b 16/05/2022 Notícias

É fundamental entender o que são os encargos de refinanciamento ao solicitar algum serviço ao banco. Em um refinanciamento, as operações por crédito acabam não tendo muita vantagem.

Os tipos mais comuns de refinanciamento são o de veículo e o de imóvel. Quando entendemos o que são os encargos de financiamento, temos mais noção de qual direção o nosso dinheiro tomará.

Vamos entender agora como os encargos de refinanciamento são aplicados, como analisá-los e também se é possível evitar. Confira!

Quando os encargos de refinanciamento são aplicados?

Os encargos de refinanciamento são juros negociados com o banco em operações financeiras. É comum que eles sejam aplicados em juros de compra parcelada, empréstimos pessoais e juros de cartão de crédito.

Quando os encargos de refinanciamento são aplicados

Fonte/Reprodução: original

Os encargos de refinanciamento estão presentes até em faturas de cartão de crédito, onde o cliente paga apenas o valor mínimo, e o restante é acrescentado na próxima fatura. Isso é perigoso e o cliente pode perder o controle.

Para termos uma noção maior sobre os encargos de refinanciamento, vamos dividi-lo em duas partes.

Encargos de refinanciamento de imóveis

Esse é conhecido por ser um dos tipos de refinanciamento mais vantajosos do mercado. Ele tem essa fama por ser um dos tipos de empréstimo com juros mais baixos disponíveis.

Esse empréstimo funciona da seguinte maneira: o cliente pode solicitar um empréstimo que equivale até 70% do valor do imóvel em questão. Para definir o valor do imóvel é feita uma vistoria, além de ser analisado também o perfil do cliente. Depois desse processo, os juros são definidos e então basta assinar o contrato e receber o dinheiro.

Nos encargos de financiamento, a empresa que oferece o empréstimo tem o direito de solicitar vistorias, e também documentos do imóvel. Mas isso é opcional, e cabe à empresa decidir se vai ou não exigir isso.

Encargos de refinanciamento de veículos

Esse tipo de empréstimo também tem taxas de juros razoáveis, mas claro existem regras a serem seguidas. Primeiro de tudo, o veículo tem que funcionar perfeitamente, deve ter menos de 20 anos de uso e tem que estar 100% quitado.

Na parcela pode ser cobrada a taxa de abertura do contrato, o registro e também seguro do refinanciamento. Mas assim como no outro tipo de refinanciamento de imóveis, isso é opcional e pode ser cobrado ou não pela empresa.

Como analisar se há encargos de refinanciamento no empréstimo?

Para saber se pagará encargos de refinanciamento no seu empréstimo, basta analisar o contrato, pois essas taxas devem obrigatoriamente contar nesse documento de empréstimo. É importante saber o que compõe as taxas, para conseguir calcular os encargos de forma correta.

Como analisar se há encargos de refinanciamento no empréstimo

Fonte/Reprodução: original

É importante estar atento a essas taxas, pois às vezes, pequenas taxas de juros são aplicadas e o cliente paga, sem perceber, mais do que deveria pagar, uma espécie de armadilha.

Como evitar encargos de refinanciamento

Para conseguir evitar os encargos de refinanciamento é fundamental que seja feita uma pesquisa bem detalhada. Faça o seu planejamento de acordo com suas economias e veja até quanto vale a pena pagar.

Depois de analisar os juros das propostas feitas pelos bancos, decida qual melhor se encaixa com você. Ao pagar suas faturas, evite ao máximo passar do dia do vencimento, assim você evita juros mais altos nelas.

Ao entender como funcionam os encargos de refinanciamento, podemos nos livrar de armadilhas e de juros abusivos aplicados pelo banco.

Outros artigos

Lembranças de Aniversário

09/09/2009

Lembranças de Aniversário

Festa de aniversário é um evento prazeroso tanto para as crianças como para os mais velhos. Quem é que não gosta de participar de uma festa de aniversário bem...

Seguros de Carros Simulação

17/05/2010

Seguros de Carros Simulação

Contar com seguros hoje é extremamente importante para que possamos estar cientes de que o nosso automóvel esta protegido contra perdas, e que podemos nos benefi...

Shopping SP Market

26/11/2009

Shopping SP Market

O Shopping SP Market é um estabelecimento respeitado em São Paulo, sendo um complexo constituído por lojas de diferentes segmentos. A infraestrutura do prédio é ...