Custos de eletrodomésticos caíram até 7% com IPI reduzido

Os custos dos eletrodomésticos da linha branca tiveram uma queda de até 7% com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o…

Por Editorial MDT em 29/06/2012

A pesquisa mostra que a redução do imposto resultou no abatimento de 7,37% no preço dos tanquinhos.

Os custos dos eletrodomésticos da linha branca tiveram uma queda de até 7% com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o segmento. A análise foi realizada pela consultoria GFK.

Quatro produtos foram favorecidos pela redução do imposto divulgado pelo governo no começo de dezembro do ano passado: geladeiras, máquinas de lavar roupa, fogões e tanquinhos. O abatimento que, inicialmente termina em março, foi adiado até o próximo sábado (30).

Leia mais: Governo estende IPI para linha branca e inclui mais setores

A pesquisa mostra que a redução do imposto resultou no abatimento de 7,37% no preço dos tanquinhos. Para chegar nessa variação, a análise comparou o preço médio cobrado em dois intervalos: entre dezembro de 2010 e abril do ano passado (quando hão havia a redução do imposto); e entre dezembro do ano passado e abril deste ano (intervalo em que o imposto já estava reduzido).

O segundo maior corte foi notado nas máquinas de lavar roupas, com queda de 5,09%.

Como esses dois intervalos englobam o Natal e as liquidações típicas do começo do ano, concluí-se que a variação observada entre um intervalo e outro se deve, sobretudo, à redução do imposto.

Confira também: Atividade varejista cresce 4,1% em maio, diz Serasa Experian

O segundo maior corte foi notado nas máquinas de lavar roupas, com queda de 5,09%. Os preços dos fogões reduziram 3,93% e o das geladeiras caíram 3,59%. A pesquisa ainda apontou que as vendas dos produtos de linha branca subiram bastante com a redução do imposto.

As vendas de máquinas de lavar roupa foram as que mais aumentaram no acumulado de acumulado de dezembro do ano passado a abril deste ano, na comparação com o intervalo de dezembro de 2010 a abril do ano passado. A alta foi de 27,05%, de acordo com o levantamento.

Confira as melhores ofertas de Eletrodomésticos AQUI. 

A redução do imposto teve início no dia 5 de dezembro. Nos fogões, a redução foi de 4% para 0%; na geladeira, de 15% para 5%; nas máquinas de lavar roupa, de 20% para 10%; e nos tanquinhos de 10% para zero.

Top