Cursos Universidade Federal Do ABC

A Universidade Federal do ABC é uma instituição de ensino superior responsável por formar grandes profissionais para o mercado de trabalho. Com os campus instalados em Santo André e São Bernardo dos Campos, a UFABC conta com uma moderna infraestrutura para atender as necessidades de cada curso, incluindo bibliotecas, laboratórios e oficinas no seu prédio.

Desde 2005 a universidade tem feito a diferença no estado de São Paulo, contando com uma competente equipe de professores e objetivos inovadores. A UFABC conta atualmente com mais de 4 mil alunos, distribuídos entre os cursos de graduação e pó-graduação. Os alunos que entram num mestrado ou doutorado recebem incentivos para as pesquisas dentro da instituição.

Outra modalidade adotada pela Universidade Federal do ABC é o ensino a distância, graças à parceria firmada com a UAB. Através do sistema EaD, os alunos participam decursos semi-presenciais, que contam com rico material didático e encontros agendados nos pólos de apoio.

Os cursos de graduação UFABC são reconhecidos pelo MEC e dispõem de núcleos específicos para a realização das aulas. A universidade pública dá uma forte ênfase ao setor de Engenharia, com os cursos voltados para as áreas de Gestão, Instrumentação, Automação e Robótica, Aeroespacial, Ambiental e Urbana, Bioengenharia, Energia, Informação e Materiais.

A modalidade de bacharelado é representada pelos cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Filosofia, Ciências Econômicas e Políticas Públicas. A UFABC também valoriza a formação de professores, com avançados cursos de licenciatura. Todos os cursos duram de 4 a 5 anos e garantem uma formação consistente aos alunos.

As vagas para ingressar em um curso superior UFABC são disputadas, afinal, a universidade é a principal instituição acadêmica da Grande São Paulo. A seleção de candidatos é criteriosa, funciona a partir dos resultados de um vestibular com duas fases. Os cursos mais concorridos pertencem à área de Engenharia.

Depois de passar por uma graduação, o profissional pode permanecer na universidade para defender uma tese de mestrado, quiçá doutorado em sua área. Todos os programas de pós-graduação são aprovados pelo CAPES, capazes de ampliar os conhecimentos tecnológicos e científicos. A UFABC já formou mestres nas áreas de Biossistemas, Ciência e Tecnologia, Química, Energia, Nanociências e Materiais Avançados, Engenharia da Informação, Física e Matemática.

Para obter mais informações sobre os cursos da universidade do ABC paulista, acesse o Portal UFABC.

Reply