Cursos Unifesp Leste

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) terá novos cursos no seu campus na zona Leste. A decisão de oferecer novas possibilidades de formação…

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) terá novos cursos no seu campus na zona Leste. A decisão de oferecer novas possibilidades de formação foi tomada após vários estudos e conversas com a comunidade.

Alguns cursos da Unifesp Leste já foram definidos. (Foto:Divulgação)

Unifesp terá cursos de Engenharia e Saúde

Ainda não há um prazo para a inauguração da Unifesp Leste, mas os cursos que serão oferecidos pela instituição seguirão dois eixos: Engenharia e Saúde.

Os estudos na Unifesp Leste serão desenvolvidos em cima de temas relacionados à cidade. Por causa disso, a comunidade reivindicou cursos de Engenharia, com ênfases em Mobilidade, Transporte, Florestal e Ambiental. O novo campus também pode ganhar um curso de Arquitetura.

A área de saúde também estará bem representada na Unifesp Leste. A instituição oferecerá os seguintes cursos: Farmácia (ênfase em biotecnologia), Fonoaudiologia e Biomedicina. Foi cogitada a hipótese de lançar graduações de Enfermagem e Fisioterapia, mas a ideia acabou sendo deixada de lado, pois já existe oferta destes cursos na zona Leste.

Soraya Smaili, reitora da Unifesp. (Foto:Divulgação)

A reitoria está desenhando, aos poucos, a linha pedagógica da Unifesp Leste. Na região paulistana, quase metade dos cursos são voltados para as áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Multidisciplinares. Dos cursos oferecidos, 97% são de universidades privadas.

Na Zona Leste de São Paulo, somente a USP tem uma oferta de graduações gratuitas. No entanto, a falta de formações tradicionais faz com que a universidade receba críticas, já que não atende as necessidades da região.

Soraya Smaili, reitora da Unifesp, disse que nem tudo está pronto para a inauguração da Unifesp Leste. Ela também declarou que a abertura de todas as graduações não acontecerá de uma única vez. Soraya tem uma grande preocupação de não colocar o campus para funcionar em condições precárias, como aconteceu com a unidade em Guarulhos.

O campus da Unifesp na zona leste de SP foi anunciado em janeiro deste ano, pela presidente Dilma Rousseff e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

Sobre os cursos que podem fazer pare da Unifesp Leste

Engenharia Florestal é um dos cursos. (Foto:Divulgação)

Engenharia de Transporte: o curso forma profissionais aptos para a construção e manutenção de redes rodoferroviárias.

Engenharia Ambiental: o curso tem como objeto ensinar a explorar os recursos naturais de forma sustentável. Os alunos também aprendem a lidar com sistemas de água e esgoto.

Engenharia Florestal: os estudos são focados no uso sustentável de recursos florestais e na preservação dos ecossistemas.

Farmácia: o grande diferencial do curso será o foco em biotecnologia.

Biomedicina: os alunos aprendem a identificar, classificar e estudar microrganismos causadores de doenças. Também desenvolvem vacinas e fazem exames.

Fonoaudiologia: o curso ensina a tratar deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura.


Top