Enem 2016: Como se dar bem nas questões de Português

O Enem 2016 está se aproximando, por isso milhares de estudantes estão intensificando a preparação. Uma das maiores dúvidas, contudo, é de como se…

O Enem 2016 está se aproximando, por isso milhares de estudantes estão intensificando a preparação. Uma das maiores dúvidas, contudo, é de como se dar bem nas questões de português. Leia a matéria e conheça os temas mais cobrados com relação a essa disciplina.

Estudar língua portuguesa é fundamental para tirar uma boa nota no Enem. (Foto Ilustrativa)

Estudar língua portuguesa é fundamental para tirar uma boa nota no Enem. (Foto Ilustrativa)

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será aplicado em todo o Brasil nos dias 5 e 6 de novembro. A prova terá 180 questões objetivas e uma proposta de redação. Esse conteúdo é dividido em quatro áreas do conhecimento, sendo que uma delas é a de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

A prova de Linguagens e Códigos é composta por questões de Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Elas relacionam diferentes áreas do conhecimento simultaneamente e avaliam, sobretudo, a capacidade de interpretação de texto.

Como estudar português para o Enem 2016?

Você está precisando de uma forcinha nos estudos? Então veja a seguir os temas de português que mais caem no Enem:

Figuras de linguagem

Estudar figuras de linguagem é algo muito importante para se dar bem nas questões de língua portuguesa do Enem. Esses recursos de expressão podem não ser cobrados “ao pé da letra”, mas servem de ferramenta para entender os textos. A ironia, por exemplo, expressa uma ideia contrária ao que está sendo exposto pelo autor.

Elementos coesivos

Estude elementos coesivos para se dar bem na redação. (Foto Ilustrativa)

Estude elementos coesivos para se dar bem na redação. (Foto Ilustrativa)

Você já ouviu falar dos elementos coesivos? Se a resposta for não, então saiba que já passou da hora de pegar um bom livro de português e estudar. Trata-se de um conjunto de pronomes e conjunções que ajudam a construir um bom texto. O domínio desse tema ajuda a interpretar enunciados e também contribui com a redação.

Semântica

É difícil pensar em uma edição do Enem que não contou com pelo menos uma questão de semântica. Essa área da língua estuda o significado das palavras de acordo com o contexto.

Conjugação verbal

Estudar português para o Enem também significa se aprofundar em temas complexos, como é o caso da conjugação. Busque estudar o uso de tempos e modos verbais para entender o sentido por trás de cada um deles.

Classes de palavras

Não se esqueça da gramática! (Foto Ilustrativa)

Não se esqueça da gramática! (Foto Ilustrativa)

O estudante precisa ter bastante conhecimento sobre as 10 classes gramaticais para se dar bem na prova de português do Enem 2016. Isso significa que é importante estudar Substantivo, Artigo, Adjetivo, Pronome, Verbo, Advérbio, Numeral, Preposição, Conjunção e Interjeição.

Aproveite as dicas de como se dar bem nas questões de português e estude muito para o Enem 2016. Conte com a ajuda de videoaulas, apostilas, cursos preparatórios e simulados.

 

Top