Cursos Gratuitos para Trabalhadores Desempregados – Programa de Qualificação para Desempregados

 

A oferta de cursos gratuitos para trabalhadores desempregados – Programa de Qualificação para Desempregados é um assunto que interessa muitos brasileiros que buscam recolocação no mercado de trabalho.

Cursos Gratuitos para Trabalhadores Desempregados – Programa de Qualificação para Desempregados. (Foto: Divulgação)

O desemprego é uma realidade na vida de muitos brasileiros. De acordo com informações do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil nos três primeiros meses de 2014 foi de 7,1%, um pouco acima da registrada no mesmo período do ano passado. Muitos dos profissionais que foram demitidos estão buscando trabalho, mas enfrentam dificuldades para se enquadrar nas exigências das vagas disponíveis. Pensando nisso, o governo vem incentivando a oferta de cursos para trabalhadores desempregados.

Nova regra de seguro-desemprego

A participação em um programa de qualificação para desempregados é critério fundamental para o trabalhador continuar recebendo o seguro-desemprego. E não basta apenas fazer a matrícula no curso, também é preciso ter notas e frequência para não ter o benefício cancelado.

Desde julho de 2012, os trabalhadores brasileiros que solicitam o seguro-desemprego pela terceira vez em um período de 10 anos precisam fazer um curso de qualificação. O segurado só receberá o benefício se apresentar o comprovante de matrícula nas agências da Caixa Econômica Federal.

O curso precisa ter carga horária de no mínimo 160 horas, além do que deve ser reconhecido pelo MTE ou pelo Ministério da Educação (MEC).

Se não fizer um curso, o trabalhador pode não receber o seu seguro-desemprego. (Foto: Divulgação)

 

Cursos Gratuitos para Trabalhadores Desempregados – Programa de Qualificação para Desempregados

Confira a seguir algumas formas de ter acesso aos cursos gratuitos para trabalhadores desempregados – Programa de Qualificação para Desempregados:

PRONATEC Seguro Desemprego

A realização de cursos profissionalizantes para desempregados é uma das iniciativas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A iniciativa do governo federal destina parte das suas vagas ao trabalhador que está fora do mercado de trabalho, mas recebe seguro-desemprego.

O Pronatec tem mais de 600 opções de cursos que auxiliam na recolocação dos trabalhadores no mercado. As vagas são gratuitas e oferecidas nas modalidades de formação inicial e continuada (FIC) ou de qualificação profissional.

O Pronatec oferece cursos para trabalhadores desempregados. (Foto: Divulgação)

Os cursos Pronatec Seguro Desemprego estão presentes em todo o Brasil. Eles melhoram os currículos dos trabalhadores e contribuem com o retorno ao mercado de trabalho em pouco tempo.

Acesse PRONATEC e conheça as opções de cursos oferecidos para desempregados.

(PEQ) Programa Estadual de Qualificação

A Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, através do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), convoca trabalhadores desempregados para fazer cursos gratuitos de qualificação profissional.

O PEQ oferece cursos gratuitos com carga horária de 230 horas. As vagas são distribuídas preferencialmente entre os trabalhadores com idade de 30 a 59 anos. Para garantir a participação, é necessário acessar o site do Emprega São Paulo e fazer o cadastro no sistema gratuitamente.

Os Cursos Gratuitos para Trabalhadores Desempregados – Programa de Qualificação para Desempregados pertencem a diferentes áreas, como comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

5 Comments - Add Comment

Reply