quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023 - 01/02/2023 18:34:47
MundodasTribos

Esse curso pode ser a oportunidade de conseguir uma colocação no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

Desde o dia 26 de Outubro de 2011, quando o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi sancionado, por meio da Lei nº 12.513/2011, aprovada pela presidente Dilma Rousseff, o projeto está disponibilizando vagas de cursos profissionalizantes gratuitamente em todo o Brasil, com o intuito de auxiliar as famílias de baixa renda, principalmente as que participam de projetos de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família.

No Estado do Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal (IFMS) disponibilizou 2.958 oportunidades em cursos gratuitos pelo Pronatec. As vagas estão divididas em 15 municípios diferentes. Na região Norte do Estado, a cidade de Coxim integra a lista dos municípios com cursos disponíveis pelo Pronatec.

Saiba mais sobre o Cursos gratuitos Senar Mato Grosso do Sul – Junho 2012

Para essa localidade são 40 vagas para o curso de Meio Ambiente, com 800 horas de carga horária, que serão ministradas no período vespertino. Os interessados em participar devem ficar atentos à data das inscrições.  Os postos em capacitações profissionais são destinados a estudantes que estejam cursando o 2° ano do Ensino Médio ou a 1ª fase desse ciclo pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Leia também: Cursos gratuitos no Senar MS 2012

O que este artigo aborda:

Cursos gratuitos IFMS Pronatec: inscrições

Os interessados em participar da seleção devem se inscrever através do site www.pronatecms.com.br. O prazo de inscrição termina no dia 1° de julho. No ato da inscrição é necessário informar apenas um curso que pretende fazer. Só é permitido que cada pessoa se matricule em um curso, para que o Pronatec consiga atender o maior número de estudantes possíveis.

O Pronatec quer democratizar os cursos (Foto: Divulgação)

O programa promove cursos profissionalizantes gratuitos para que pessoas com idade entre 16 e 59 anos tenham a oportunidade de conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Para escolher os estudantes será realizada uma prova no próximo dia 8 de julho, que vai avaliar os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, a partir das 8 horas. No site do Pronatec estão todas as informações a respeito de local, horário e data da prova.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Cursos técnicos à distância Senai Rio 2013

Cursos técnicos à distância Senai Rio 2013

Senai RJ Curso Técnico 2017 Inscrições

Senai RJ Curso Técnico 2017 Inscrições

Senai Nova Iguaçu cursos gratuitos 2016

Senai Nova Iguaçu cursos gratuitos 2016

Curso de Operador de Empilhadeira Gratuito

Curso de Operador de Empilhadeira Gratuito

Senac DF cursos gratuitos Pronatec DF Copa 2014

Senac DF cursos gratuitos Pronatec DF Copa 2014

Curso de Faturista Hospitalar SP, RJ, DF

Curso de Faturista Hospitalar SP, RJ, DF