Curso online gratuito de probabilidade estatística da USP

A Universidade de São Paulo (USP) está lançando cursos online gratuitos. O sistema segue o modelo de instituições norte-americanas, chamadas de Moocs. As siglas…

A Universidade de São Paulo (USP) está lançando cursos online gratuitos. O sistema segue o modelo de instituições norte-americanas, chamadas de Moocs. As siglas se referem aos cursos abertos online em massa.

A USP está apostando em um curso online gratuito de probabilidade estatística. (Foto:Divulgação)

USP investe em cursos online grátis

Para participar de um curso Mooc, o estudante precisa ter disciplina e traçar um plano de estudos sozinho. Características como automotivação e estudos prévios também são considerados fundamentais quanto se trata de aprendizagem pela internet.

Neste primeiro momento, a USP vai investir nos cursos de física mecânica básica e de probabilidade estatística, ambos fazem parte do primeiro ano dos cursos de engenharia. As aulas serão ministradas por professores da instituição.

A oferta de ensino aberto e gratuito da USP é resultado de uma parceria com a Veduca, uma plataforma que reúne cursos online de grandes universidades.

Todas as pessoas podem participar do curso online gratuitamente. (Foto:Divulgação)

O Veduca segue plataformas que já são usadas nos Estados Unidos, como edX e Coursera, que trabalham  em parceria com as melhores universidades do mundo, como MIT e Harvard.

Não é a primeira vez que a Universidade de São Paulo se preocupa em transformar o conhecimento em um bem público. Em 2012, foi lançado um canal com videoaulas gratuitas da USP, que abordavam diferentes assuntos.

Sobre o curso de probabilidade estatística

Qualquer pessoa pode se sentir a vontade para fazer o curso online gratuito de estatística. No entanto, de acordo com os organizadores da Poli USP, as aulas são montadas tendo em vista os estudantes do primeiro ano de engenharias.

O curso de probabilidade estatística é composto por videoaulas, sendo que cada uma delas dura em média 15 minutos. A professora Melvin Cybalista é responsável por ministrar o curso e optou por aulas com curta duração para os alunos não se distraírem. A formação dura em média três meses e não garante certificado.

As aulas de probabilidade estatística acontecem na plataforma Veduca. (Foto:Divulgação)

As aulas de probabilidade estatística pretendem mostrar que a matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações e tem capacidade de fazer deduções. A carga horária do curso é de 15 horas.

Leia Também:  Intercâmbio Para Alemanha 2011 - 2012

O curso online de física da USP é um pouco mais completo do que o de estatística. Ele conta com exercícios e garante a entrega do certificado se o aluno conseguir cumprir todas as atividades propostas.

Os internautas já podem se inscrever nos cursos online gratuitos da USP pelo site Veduca. Não há um período fixo de inscrição.

Top