Curso de reciclagem para condutores infratores – SP

Muitos motoristas acabam excedendo as velocidades permitidas, ou cometendo outras infrações que quando são somadas podem levar a perda da Carteira nacional de Habilitação…

Curso de reciclagem para condutores infratores. (Foto: Divulgação)

Muitos motoristas acabam excedendo as velocidades permitidas, ou cometendo outras infrações que quando são somadas podem levar a perda da Carteira nacional de Habilitação (CNH). Esses condutores podem ser penalizados com o curso de reciclagem. Os motivos que levam os condutores ao curso de reciclagem são previstos em lei, entre eles estão a suspensão do direito de dirigir, o envolvimento em algum acidente grave, condenação judicial por algum tipo de delito no trânsito, ou até mesmo a constatação de que o motorista está representando um perigo para outras pessoas.

O curso de reciclagem para condutores infratores pode ser realizado de modo presencial ou a distância, sendo que o motorista deve cumprir 30h/ aula determinadas pelo CTB, além de ser aprovado em um teste que possui 30 questões relativas ao trânsito, onde é exigido um mínimo de 70% de acerto.

Curso de reciclagem para motoristas infratores possui aula de relacionamento interpessoal. (Foto: Divulgação)

Na carga horária do curso estão incluídas: 12h/aula de Legislação de Trânsito, em que os alunos recebem orientação sobre as regras de trânsito, inclusive as novas normas de circulação, conduta, direitos, deveres, penalidades, sinalizações, entre outros.

– 8h/aula de Direção Defensiva, que ajuda os motoristas a conduzirem com maior segurança, evitando acidentes e ensinando-os a enfrentar as adversidades do transito de forma correta;

– 4h/aula de Noções de Primeiro Socorros, que explica como os condutores devem reagir em situações emergenciais, auxiliando no primeiro socorro de vitimas do trânsito;

– 6h/aula de Relacionamento Interpessoal, que ajuda os alunos a adquirirem uma reflexão solidária sobre os outros motoristas, pensando não somente como indivíduo, mas sim em grupo e sociedade, além de informar sobre as responsabilidades do condutor em relação aos demais motoristas.

Após realizarem o curso, os motoristas infratores podem recuperar sua CNH. (Foto: Divulgação)

O aluno que for reprovado no primeiro teste, possui o direito de realizar uma nova avaliação para obter a Carteira Nacional de Habilitação, caso haja uma segunda reprovação, o candidato deverá se matricular em um novo curso de habilitação, tendo que frequentá-lo regularmente até submeter-se a uma nova avaliação.

Leia Também:  Renovação de CNH, Como Fazer

Se mesmo com o curso de habilitação, o aluno não conseguir um resultado satisfatório na prova, ele deve procurar atendimento individualizado para o esclarecimento de dúvidas que devem ajudá-lo a superar suas dificuldades. Depois de aprovado no exame, o motorista recebe uma Carteira Nacional de Habilitação e retoma o direito de dirigir em todo o território nacional.

Na cidade de São Paulo o curso de reciclagem para condutores infratores é realizado de 2ª a 6ª feira, das 7h45 às 13h30, na Sede do Detran SP, localizada na Rua Boa Vista, nº 209, 2º Andar, Centro – próximo à Estação São Bento do Metrô – ou em qualquer centro de Formação de Condutores Teóricos (CFC). Para realizar a inscrição no curso, basta comparecer ao DETRAN ou ao CFC portando o RG e CPF originais, para preenchimento e conferência de dados.

Top