segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023 - 06/02/2023 13:27:51
MundodasTribos

Curso de reciclagem para condutores infratores. (Foto: Divulgação)

Muitos motoristas acabam excedendo as velocidades permitidas, ou cometendo outras infrações que quando são somadas podem levar a perda da Carteira nacional de Habilitação (CNH). Esses condutores podem ser penalizados com o curso de reciclagem. Os motivos que levam os condutores ao curso de reciclagem são previstos em lei, entre eles estão a suspensão do direito de dirigir, o envolvimento em algum acidente grave, condenação judicial por algum tipo de delito no trânsito, ou até mesmo a constatação de que o motorista está representando um perigo para outras pessoas.

O curso de reciclagem para condutores infratores pode ser realizado de modo presencial ou a distância, sendo que o motorista deve cumprir 30h/ aula determinadas pelo CTB, além de ser aprovado em um teste que possui 30 questões relativas ao trânsito, onde é exigido um mínimo de 70% de acerto.

Curso de reciclagem para motoristas infratores possui aula de relacionamento interpessoal. (Foto: Divulgação)

Na carga horária do curso estão incluídas: 12h/aula de Legislação de Trânsito, em que os alunos recebem orientação sobre as regras de trânsito, inclusive as novas normas de circulação, conduta, direitos, deveres, penalidades, sinalizações, entre outros.

– 8h/aula de Direção Defensiva, que ajuda os motoristas a conduzirem com maior segurança, evitando acidentes e ensinando-os a enfrentar as adversidades do transito de forma correta;

– 4h/aula de Noções de Primeiro Socorros, que explica como os condutores devem reagir em situações emergenciais, auxiliando no primeiro socorro de vitimas do trânsito;

– 6h/aula de Relacionamento Interpessoal, que ajuda os alunos a adquirirem uma reflexão solidária sobre os outros motoristas, pensando não somente como indivíduo, mas sim em grupo e sociedade, além de informar sobre as responsabilidades do condutor em relação aos demais motoristas.

Após realizarem o curso, os motoristas infratores podem recuperar sua CNH. (Foto: Divulgação)

O aluno que for reprovado no primeiro teste, possui o direito de realizar uma nova avaliação para obter a Carteira Nacional de Habilitação, caso haja uma segunda reprovação, o candidato deverá se matricular em um novo curso de habilitação, tendo que frequentá-lo regularmente até submeter-se a uma nova avaliação.

Se mesmo com o curso de habilitação, o aluno não conseguir um resultado satisfatório na prova, ele deve procurar atendimento individualizado para o esclarecimento de dúvidas que devem ajudá-lo a superar suas dificuldades. Depois de aprovado no exame, o motorista recebe uma Carteira Nacional de Habilitação e retoma o direito de dirigir em todo o território nacional.

Na cidade de São Paulo o curso de reciclagem para condutores infratores é realizado de 2ª a 6ª feira, das 7h45 às 13h30, na Sede do Detran SP, localizada na Rua Boa Vista, nº 209, 2º Andar, Centro – próximo à Estação São Bento do Metrô – ou em qualquer centro de Formação de Condutores Teóricos (CFC). Para realizar a inscrição no curso, basta comparecer ao DETRAN ou ao CFC portando o RG e CPF originais, para preenchimento e conferência de dados.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Leilão JP: Leilões de Carros, Motos, Móveis

Leilão JP: Leilões de Carros, Motos, Móveis

Como Jogar Baralho | Regra

Como Jogar Baralho | Regra

Estacionamentos Em Campinas SP

Estacionamentos Em Campinas SP

Conjuntos de Panelas Classic Home

Conjuntos de Panelas Classic Home

Soletrol Aquecimento Solar Preço, Onde Comprar

Soletrol Aquecimento Solar Preço, Onde Comprar

M.Officer Lojas: SP, DF, RJ

M.Officer Lojas: SP, DF, RJ