Curso De Engenharia De Perfuração

O curso de engenharia de perfuração tem como objetivo formar profissionais competentes para atuar em empresas petrolíferas, como é o caso da Petrobrás. Aos…

Por Isabella Moretti em 18/09/2015

O curso de engenharia de perfuração tem como objetivo formar profissionais competentes para atuar em empresas petrolíferas, como é o caso da Petrobrás. Aos poucos as instituições de ensino estão reconhecendo as necessidades de formar um engenheiro com essa especialidade e desenvolvem a graduação com um conteúdo bem voltado para o ramo.

Curso De Engenharia De Perfuração

O Brasil é um dos países onde tem uma grande concentração de extração de petróleo, e esse número que já é grande está cada vez maior pois a descoberta de novos lugares, como o pré sal, tem deixado muitos alunos ansiosos para a formação nesse curso que tem a oferecer uma grande oportunidade de emprego com vencimentos acima da média.

O engenheiro de perfuração precisa gostar de cálculos e estar disposto a encarar os desafios do trabalho em alto-mar. Cabe a esse profissional desenvolver projetos coerentes com as necessidades das plataformas de petróleo e elaborar planejamentos para extrair o “ouro negro” da melhor forma possível. Encarar as limitações de qualquer profundidade é um compromisso na carreira do engenheiro.

O profissional em engenharia de perfurações precisa conhecer com detalhes o poço de petróleo que será explorado e elaborar cálculos matemáticos precisos para reforçar a qualidade do seu planejamento. Qualquer erro do engenheiro pode desencadear problemas no acesso aos poços ou mesmo acidentes na extração.

A engenharia de perfurações é totalmente voltada para a área de Exatas, incluindo no conteúdo programático disciplinas como Matemática, Química e Física. O profissional precisa ter facilidade para interpretar dados e competências para gerenciar as operações de extração de petróleo.

As pessoas que optam pela faculdade de engenharia de petróleo adquirem competência para atuar numa plataforma de perfuração. O navio conta com mecanismos modernos para perfurar o leito do mar e chegar até o petróleo. Os engenheiros que já atuam nessa área há algum tempo precisam realizar cursos específicos para se atualizarem quanto às novas tecnologias da extração em petrolíferas.

Faculdades com Curso De Engenharia De Perfuração

A graduação em engenharia de petróleo dura em média cinco anos e algumas universidades trabalham com programas de iniciação científica com seus alunos. O curso é promovido por várias instituições públicas, como USP, UFRJ, UFF, UENF, UFRN entre outras. O mercado de trabalho está bem favorável para os engenheiros, principalmente depois da descoberta da camada pré-sal na costa brasileira.

Agora que você já conhece detalhes, vantagens e onde fazer engenharia de perfuração, vale a pena aproveitar a evidência do curso no mercado.

Top