Mestrado em Música

Para quem quer se especializar na área de Música além da graduação o Mestrado é indicado, ainda mais se intenção for seguir carreira acadêmica.…

Por Élida Santos em 10/02/2012

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o curso de pós-graduação stricto sensu em Música (Foto: Divulgação)

Para quem quer se especializar na área de Música além da graduação o Mestrado é indicado, ainda mais se intenção for seguir carreira acadêmica. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove esse tipo de curso de pós-graduação stricto sensu. Para se candidatar a uma das vagas basta acessar o portal eletrônico da instituição de Ensino Superior no período de inscrições, que geralmente ocorre no mês de dezembro. As pessoas passam por uma avaliação de conhecimento, além de uma entrevista.

Durante o Mestrado em Música da UFPR os estudantes terão as seguintes áreas como base para suas linhas de pesquisas: Fundamentos Teóricos/Musicologia e Interpretação/Processos Criativos. No primeiro caso será estudado os conceitos folclóricos, cultura Popular, cultura de massa e etnomusicologia. Já a segunda linha de estudo será dirigida para as pessoas que queiram atuar como professores, seguindo carreira acadêmica.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece Mestrado em Música (Foto: Divulgação)

Para ter mais informações sobre o curso é necessário entrar em contato com o Departamento de Artes da UFPR, localizado na Rua Coronel Dulcídio, 638, Batel, Curitiba no Estado do Paraná. O telefone de contato é (41) 3538-6959. O horário de atendimento na secretaria é das 14h às 17h30. A universidade também disponibiliza informações de matrícula e prazos por meio do site www.artes.ufpr.br/musica/mestrado.

Outras instituições de ensino também promovem curso de Mestrado em Música, conheça algumas delas: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFMG); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outras instituições. Para não ficar de fora do processo de seleção acesse periodicamente os portais eletrônicos desses locais. Mesmo depois da escolha dos alunos, algumas vagas remanescentes são colocadas à disposição.

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) também oferece Mestrado em Música (Foto: Divulgação)

Para saber o nome e a localização de todas as universidades que promovem Mestrado em Música no Brasil, acesse o site www.capes.gov.br. O CAPES regulamenta e garante a qualidade de todos os locais que oferecem pós-graduação stricto sensu no país. Além disso, esse mesmo instituto, em parceria com as intuições de Ensino Superior, distribui bolsa de estudos para quem realizar Mestrado e Doutorado.

Top