Doutorado nos Estados Unidos via Ciência sem Fronteiras: inscrições

Doutorado nos Estados Unidos via Ciência sem Fronteiras: inscrições

Isabella Moretti 15/07/2013 Graduação e Pos Graduação

O doutorado é um grau acadêmico avançado, concedido por uma universidade após o mestrado. Muitas instituições de ensino brasileiras formam doutores, mas no exterior o título também é possível e agrega várias vantagens ao currículo.

Os brasileiros podem se inscrever no programa de doutorado nos EUA. (Foto:Divulgação)

Os brasileiros que estão interessados em fazer um curso de doutorado podem contar com o programa Ciência sem Fronteiras. A iniciativa é responsável por custear os estudos no exterior para formar novos pesquisadores.

As vagas para pesquisadores nos EUA estão sendo muito disputadas e os melhores estudantes brasileiros serão escolhidos para participar da experiência.

Inscrições para doutorado nos EUA

Os estudantes interessados em fazer doutorado nos Estados Unidos podem se inscrever até o dia 30 de setembro. O início do curso está previsto para o começo do ano de 2014.

Para disputar a bolsa de doutorado nos EUA, o brasileiro precisa estar de acordo com os requisitos do programa Ciência Sem Fronteiras. Ele deve residir no Brasil, ter proficiência em inglês, possuir no mínimo o diploma de bacharelado e ter formação acadêmica nas áreas de ciência, tecnologia, matemática e engenharia.

As vagas são oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras. (Foto:Divulgação)

Além de estar de acordo com os pré-requisitos, o candidato do Ciência Sem Fronteira precisa ser aprovado em testes de proficiência em inglês e na área de conhecimento que será pesquisada. Ele também precisa contar com cartas de recomendação dos professores.

Os estudantes brasileiros podem contar com o apoio da LASPAU, uma organização sem fins lucrativos e afiliada a universidade de Harvard. Para facilitar o processo de candidatura, a LASPAU atua em parceria com a Agência Federal de Apoio e Avaliação da Educação Superior (CAPES) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os interessados em fazer doutorado nos Estados Unidos em 2014 devem entrar em contato pelo email [email protected].

Bolsas do Ciência sem Fronteiras nos EUA

O ‘Ciência Sem Fronteira’ tem como meta disponibilizar 1500 bolsas integrais entre os anos de 2013 e 2015 para fazer doutorado nos Estados Unidos. Só neste ano, o programa tem a intenção de ocupar 500 vagas para doutorado.

As melhores universidades americanas são parceiras do Ciência sem Fronteiras. (Foto:Divulgação)

O primeiro grupo de brasileiros selecionados, composto por mais de 100 bolsistas, foi aceito em grandes universidades americanas, como Arizona State University, Columbia University, George Washington University, Harvard University, Purdue University, Rice University, Rutgers University, Stanford University, Texas A&M, University of California – Davis, University of California – Irvine, University of California – Santa Barbara, University of Florida, University of Maryland e University of Michigan.

Entre os programas de doutorado que mais chamam a atenção dos brasileiros, vale ressaltar Engenharia Aeroespacial, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Ecologia, Arquitetura e planejamento urbano, Gestão de Recursos Naturais e Microbiologia.

Outros artigos

Material escolar Americanas

23/01/2012

Material escolar Americanas

  É janeiro e para muitos também é tempo de comprar materiais escolares. Nesta época, com a  diversidade de propagandas, é fácil se perder e acabar compran...

eSocial: o que é, como funciona

20/08/2013

eSocial: o que é, como funciona

O eSocial é uma ferramenta que foi criada pela Receita Federal com o objetivo de simplificar e eliminar redundâncias, além de reduzir custos de conformidade. Dentro ...

Resorts em Angra dos Reis RJ

22/03/2011

Resorts em Angra dos Reis RJ

Quem nunca ouviu falar em Angra dos Reis, ou quem não sonha em passar alguns dias de férias nesse verdadeiro paraíso na terra? Angra dos Reis, Rio de Janeiro, é ...