Curso de Engenharia da Pesca

Engenharia da Pesca – Nesse artigo abordaremos todas as informações a respeito desse ramo da Engenharia. Caso você ainda não conheça o curso, continue…

curso-de-engenharia-da-pesca

Engenharia da Pesca – Nesse artigo abordaremos todas as informações a respeito desse ramo da Engenharia. Caso você ainda não conheça o curso, continue nos acompanhando ao longo dos próximos parágrafos e descubra o que o mesmo pode proporcionar ao seu futuro.

Se você durante o período escolar sempre gostou das matérias de exatas e biológicas, saiba que o curso de Engenharia da Pesca pode ser ideal para você. Durante toda a graduação é preciso estudar cálculos, estatísticas, zoologia e mais.

Tudo isso para formar profissionais capacitados e competentes a preservar, localizar, capturar peixes, crustáceos e todos os animais aquáticos.  Esse é o papel de todo engenheiro da pesca, saber administrar o beneficiamento da pescaria.

No Brasil, o mercado para essa área está se expandindo e assim deve prosseguir nos próximos anos. Nosso extenso litoral, riquezas naturais, a biodiversidade é comum em muitas cidades brasileiras, principalmente nas litorâneas. Isso faz com que empresas especializadas no ramo da pescaria precisem cada vez mais de profissionais que possam administrar adequadamente, e explorar sem causar grandes impactos ao meio ambiente.

Os frigoríficos são os principais interessados em pessoas formadas em Engenharia da Pesca. Pesqueiros espalhados por todo o país, principalmente no Nordeste (atualmente) também.

Enfim, sempre há espaço para profissionais dedicados e eficientes naquilo que fazem.

O curso também é conhecido com outros nomes como: Aquacultura, Aquicultura e Engenharia da Aquicultura. A partir de um desses títulos, você pode encontrar o estudo dedicado à manutenção e exploração da vida aquática em diversas universidades e faculdades de todo o Brasil.

curso-de-engenharia-da-pesca

Instituições públicas ou particulares de várias cidades do país comportam a graduação de Aquicultura. Algumas delas são: Universidade Federal Rural do Pernambuco, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais, entre muitas outras.

Continuar Lendo  Cursos gratuitos São Fidélis RJ 2012

A duração média do curso é de cinco anos, mas pode variar conforme é claro o ritmo do aluno ou da quantidade de matérias opcionais entre outras características da instituição. Prepare-se para aulas teóricas ligas à matemática à biologia. Além dos laboratórios e aulas externas, realizadas em alto mar, por exemplo.

Depois de formado (a) você poderá atuar em distintas áreas. Seja para dar orientação aos moradores de áreas próximas à abundância de animais marinhos sobre como preservar e manter essas espécies; desenvolver técnicas de captura de peixes, crustáceos, etc; estudar as populações e modos de vivência dos animais aquáticos para auxiliar no auxílio à preservação ambiental e muitos mais.

O salário inicial de um engenheiro da pesca gira em torno de R$ 3.000,00 reais, mas pode variar conforme a quantidade de horas de trabalho, região de atuação, enfim.

Independente do valor financeiro, os profissionais desse campo têm um papel de grande importância, que é o de manter as belezas e benefícios naturais de um determinado espaço.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da graduação em Aquicultura, não perca mais tempo. Informe-se se há a existência da mesma nas instituições da sua cidade ou da região.

Converse com pessoas que trabalham na área, visite pesqueiros, frigoríficos, enfim. Conheça como é o dia a dia de um aquicultor. Temos certeza que você vai adorar a experiência.

Desejamos a todos: boa sorte, bons estudos e um futuro promissor. Até a próxima.

curso-de-engenharia-da-pesca

Top