Curiosidades sobre o Windows

O Windows é um famoso sistema operacional criado pela Microsoft. Desde que começou a ser desenvolvida no início dos anos 80, a plataforma já…

Por Isabella Moretti em 22/11/2012

O Windows é um famoso sistema operacional criado pela Microsoft. Desde que começou a ser desenvolvida no início dos anos 80, a plataforma já tinha a meta de inovar a área de informática e proporcionar mais facilidades para os usuários de computadores.

Neste ano de 2012, o Windows completa 27 anos. (Foto:Divulgação)

Top 10: curiosidades sobre o Windows

Ao longo de 27 anos de história, o Windows se tornou o sistema operacional mais usado no mundo. Só no Brasil, o sistema operacional é a escolha de 92% das pessoas. Veja a seguir algumas curiosidades sobre o Windows:

1. Bill Gates queria chamar a Microsoft de ‘Interface Manager’;

2. Há rumores de que a inspiração para o Windows seria o VisiOn e não a Apple;

3. Windows 1.0 era bem simples, vinha com relógio, calculadora, calendário, bloco de notas e alguns joguinhos;

4. Existe uma estimativa de que 4,5 bilhões de pessoas vão usar o Windows 8 no futuro;

5. Na versão Windows 8, o menu ‘Iniciar’ deixa de existir desde o seu surgimento com em 1995;

6. Excel e o Word foram lançados primeiramente para o MAC;

Imagem do Windows 1.0 de 1985. (Foto:Divulgação)

7. Windows 1.0 custava US$ 100;

8. Desde sua primeira versão o Windows já era colorido, enquanto o sistema operacional da Apple permaneceu monocromático nos seus primeiros anos;

9. A primeira atualização do Windows 1.0 aconteceu apenas duas semanas após o lançamento;

10. O Windows XP, lançado há mais de 10 anos, ainda tem 42,52% dos usuários.

Saiba mais: Windows 7 passa a ser sistema operacional mais utilizado no mundo

Um pouco sobre a história do Windows

Aproveitando a chegada da interface gráfica, o Windows se tornou um expoente essencial para o avanço da informática. Ele não foi totalmente inovador, já que a Apple investia na mesma tecnologia, mas contribuiu muito com o desenvolvimento dos PCs.

A primeira versão do Windows, chamada de 1.0x, foi apresentada no ano de 1985, ainda com poucos recursos, mas com um sistema inovador para a época. Dois anos depois chegou ao mercado o Windows 2.xx, que aumentou a paleta de cores e apresentou novas ferramentas.

O sucesso da Microsoft veio mesmo com o Windows 3.xx, lançado em 1990. O sistema operacional foi criado com o objetivo de competir com a Apple e obteve cinco versões especiais.

Bill Gates, o grande idealizador do Windows. (Foto:Divulgação)

A partir de 1995, a Microsoft começou a investir na família 9x, lançando um Windows totalmente reformulado e muito mais agradável de usar. Três anos depois chega ao mercado o Windows 98, um sistema operacional que conseguiu corrigir as principais falhas do anterior.

O Windows continuou evoluindo com o passar do tempo e ganhou novas versões. O próximo grande passo da empresa de Bill Gates foi o lançamento do Windows XP em 2001. Por muito tempo este sistema operacional foi considerado o melhor já lançado pela Microsoft, mesmo depois que o Server e o Vista foram lançados.

Lançado com o objetivo de aprimorar os recursos e corrigir as falhas do Vista, o Windows Seven chegou ao mercado em 2009. Atualmente, ele é o sistema operacional mais usado do mundo e conseguiu superar o XP. A versão mais recente do sistema operacional de Bill Gates é o Windows 8, com layout modificado e mais velocidade.

Veja também: Windows 8: fotos e informações

Top