Windows 8: fotos e informações

Não faz muito tempo que o Windows 7 se tornou o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo e o seu sucessor já…

Interface Metro

Não faz muito tempo que o Windows 7 se tornou o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo e o seu sucessor já está quase sendo lançado. O Windows 8 promete revolucionar os sistemas operacionais como conhecemos hoje, porque ele é basicamente o mesmo que roda em tablets ou em computadores. O usuário poderá até alternar entre os dois modos de visualização para encontrar aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

Duas interfaces diferentes

Logo ao ser inicializado, o usuário conta com uma interface do Windows 8 parecida com a do Windows Phone 7 e com a de outros smartphones e tablets. Esta é conhecida como a interface Metro e permite comandos em telas touchscreen. Não é difícil deduzir que ela é a melhor pedida para tablets e para computadores com tela sensível ao toque.

Funções do sistema

Além disso, o Windows 8 conta com uma aparência bastante similar à do Windows 7. Em computadores tradicionais, basta um único gesto para alterar entre as duas formas de visualização. Isso deve garantir a compatibilidade quase que completa entre os programas e documentos de tablets e de PCs convencionais.

Alguns programas mais populares da Microsoft já foram anunciados como compatíveis com as duas interfaces. Ou seja, o mesmo programa poderá ser instalado tanto nos tablets quanto nos PCs.

Novas funções do sistema

Apesar do visual padrão do Windows 8 ficar bastante parecido com a do Windows 7, diversas telas do sistema receberam um novo acabamento. Todas as janelas de transferência (quando deletamos, movemos ou recortamos programas) foram remodeladas. Da mesma forma, o controle de downloads também recebeu um novo visual.

Telas de logon (aquela que você escolhe qual usuário deseja iniciar e insere a sua senha) também foram remodeladas. Além disso, o Windows 8 agora permitirá que as telas de logon do Windows sejam personalizadas. Ou seja, finalmente você poderá escolher com qual imagem deseja ser recepcionado ao ligar o seu computador.

Windows Explorer

Mas nem só de mudanças estéticas será feito o Windows 8. Diversas funções do sistema foram aprimoradas para melhorar a experiência do usuário. A instalação do novo sistema operacional leva cerca de 20 minutos, mesmo em máquinas antigas. Quando você precisar formatar a máquina, contará com a ajuda de um mecanismo integrado ao próprio Windows que previne a perda de dados.

Leia Também:  Como colocar senha no WhatsApp

O Windows 8 também será bastante otimizado. Seus requisitos mínimos serão os mesmos das do Windows 7: processador de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, 16 GB de espaço em disco e DirectX 9.

Top