Cuidados durante a menopausa

Cuidados durante a menopausa

Os cuidados durante a menopausa precisam ser tomados para que os sintomas não se tornem tão desagradáveis. As mulheres que enfrentam esse período precisam…

Por Isabella Moretti em 03/12/2014

Os cuidados durante a menopausa precisam ser tomados para que os sintomas não se tornem tão desagradáveis. As mulheres que enfrentam esse período precisam ficar atentas à escolha dos alimentos e aos hábitos que tornam a vida mais saudável.

Cuidados durante a menopausa. (Foto: Divulgação)

A menopausa, que se dá entre os 45 e 55 anos, nada mais é do que a última menstruação espontânea na vida de uma mulher. A partir dela, a ovulação para de acontecer e o organismo apresenta uma queda na quantidade de hormônios femininos. Essas mudanças no corpo são responsáveis por desencadear uma série de sintomas desagradáveis.

Durante a menopausa, o corpo da mulher fica mais frágil e sucessível a uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e osteoporose. As alterações hormonais também causam ondas de calor, suor noturno, insônia, problemas de memória, alterações de humor, ressecamento vaginal e perda da libido.

Leia mais: Conheça os Mitos e Verdades Sobre a Menopausa

Cuidados durante a menopausa

Confira a seguir alguns cuidados durante a menopausa:

Boa parte das mulheres precisam fazer terapia de reposição hormonal. (Foto: Divulgação)

Faça a terapia de reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal, também conhecida pelas siglas TRH, ainda é a melhor opção para controlar os sintomas da menopausa. Em alguns casos, esse tratamento pode ser contraindicado, como o histórico de trombose e câncer de mama.

Mantenha uma boa alimentação

A alimentação correta tem o poder de reduzir os sintomas da menopausa. Na hora de elaborar o cardápio, aposte nos alimentos que são ricos em vitaminas (B6, D, E e C), ácido fólico, cálcio, magnésio, proteínas, zinco e selênio. Em outras palavras, as refeições precisam conter soja, peixes, ovos, carne bovina, castanhas, óleos vegetais, frutas cítricas, cereais integrais e vegetais verdes escuros.

É muito importante adotar hábitos saudáveis para lidar bem com os sintomas. (Foto: Divulgação)

Adote hábitos saudáveis

É importante adotar hábitos saudáveis para que os sintomas da menopausa não se manifestem de forma tão intensa. Por isso, deixe de lado as bebidas alcóolicas e o cigarro. Também é recomendado beber bastante água para manter o corpo hidratado e prezar pela qualidade do sono.

Pratique exercícios físicos

O ganho de peso, causado pelas oscilações hormonais, é muito perigoso durante a menopausa, por isso é recomendado praticar exercícios físicos. A rotina de atividade física também proporciona bem estar e minimiza os riscos de depressão.

Adote uma rotina de exercícios físicos. (Foto: Divulgação)

Mantenha uma vida sexual ativa

Por mais que a libido não seja mais a mesma, a mulher precisa manter uma vida sexual ativa para evitar o ressecamento vaginal. Também vale à pena usar lubrificantes à base de água.

Além de tomar os devidos cuidados durante a menopausa, também é importante que a mulher faça um acompanhamento ginecológico e esclareça as principais dúvidas com o médico.

Top