Conheça os Mitos e Verdades Sobre a Menopausa

A menopausa é um período de transformações na vida de uma mulher. O encerramento dos ciclos menstruais causa reações no organismo e também podem…

A menopausa é um período de transformações na vida de uma mulher. O encerramento dos ciclos menstruais causa reações no organismo e também podem alterar o comportamento, dependo de cada caso. A idade para entrar na menopausa costuma variar, mas normalmente fica entre 45 e 55 anos.

Os especialistas continuam abordando a menopausa como tema nos estudos e já chegaram a conclusões bem interessantes sobre o período. Essa fase conturbada na vida de uma mulher é acompanhada de uma diversidade de sintomas típicos e necessita de um acompanhamento médico caso as reações comecem a atrapalhar o dia-a-dia.

As mulheres demonstram muito medo da menopausa e criam monstros na cabeça. O tempo de duração do período aparece como uma variante, já que pode se estender de seis meses a cinco anos. A cessação do ciclo menstrual é algo natural na vida feminina, por isso as mulheres não devem se perturbar com esse episódio que faz parte do envelhecimento natural do corpo.

Os sintomas da menopausa são físicos e psicológicos, porém nem sempre se manifestam com a mesma intensidade. Uma mulher que passa pelo período sente calorões devido aos níveis oscilantes de hormônios no corpo. A fase também é marcada por ansiedade, insônia, fadiga, suor noturno, diminuição da tensão, variações de humor, irritabilidade e, em alguns casos, depressão. No fim do período fértil da mulher o organismo fica fragilizado, por isso é necessário tomar uma série de cuidados.

A falta de informação costuma deixar as mulheres com medo da menopausa. Para esclarecer possíveis dúvidas a respeito do período, confira a seguir os mitos e verdades:

Mitos sobre a menopausa

Não pode ter mais filhos: a condição da mulher que está passando pela menopausa ainda permite que ela engravide. Um filho poderá ser gerado caso os óvulos tenham sido preservados, por isso é importante ter muito cuidado com as relações sexuais nessa fase transitória.

Leia Também:  Benefícios da soja na menopausaa

Terapia hormonal como solução para todas: essa forma de tratamento não alivia os sintomas em unanimidade. Antes de se submeter a uma reposição hormonal a mulher deve consultar um médico e verificar os antecedentes de câncer de mama. Doenças cardíacas e problemas hepáticos também costumam ser avaliados pelo ginecologista.

As mulheres podem retardar a menopausa: apesar da eficiência de alguns tratamentos, não existe uma possibilidade de evitar o período. Os sintomas podem ser aliviados, mas as alterações na produção de hormônios vão acontecer.

Verdades sobre a menopausa

– Perda da libido: a mulher pode perder um pouco (ou muito) do apetite sexual no período da menopausa. A fase é conturbada e além dos problemas psicológicos também diminui a lubrificação vaginal.

Exercícios para o bem estar na menopausa: a prática de atividades físicas é algo importante para o corpo e ajuda no controle dos sintomas. Além de fortalecer ossos e músculos, os exercícios conseguem melhorar o condicionamento e a disposição para a vida.

A reposição hormonal alivia os sintomas: o tratamento com hormônios consegue amenizar as reações desagradáveis da menopausa, mas não adia ou evita o período na vida de uma mulher. Cada caso precisa ser avaliado e acompanhado por um ginecologista para fazer a terapia.

– Desidratação da pele: durante a menopausa acontecem diversas alterações no corpo, inclusive na textura da pele feminina. O período é marcado pela baixa produção de colágeno devido à redução de estrogênio, o que acaba afetando a pele com o aparecimento de rugas ou mesmo dificuldades de cicatrização.

– Alimentação correta diminui efeitos da menopausa: o consumo de alguns alimentos ajuda a deixar o organismo mais resistente aos sintomas típicos da fase. Para conseguir fornecer a quantidade de nutrientes necessária, as mulheres costumam consumir frutas, cereais integrais, grãos e hortaliças.

Leia Também:  Como escolher um protetor solar facial

Top