Truques para acabar com oleosidade do cabelo

A oleosidade capilar está presente entre milhões de pessoas pelo mundo. É um problema comum que pode acontecer em cabelos lisos, crespos, tintos, naturais…

A oleosidade capilar está presente entre milhões de pessoas pelo mundo. É um problema comum que pode acontecer em cabelos lisos, crespos, tintos, naturais e assim por diante. Um dos mitos que envolvem o assunto é que apenas o cabelo liso é oleoso, mas na verdade qualquer tipo de cabelo pode ter esse aspecto. A aparência é de um cabelo engordurado e desleixado, sem higiene, o que na maioria dos casos não condiz com a realidade. Os fios começam a secar depois do banho e a oleosidade já começa a aparecer. Conheça alguns truques para acabar com a oleosidade do cabelo.

Alguns truques básicos do dia-a-dia podem ajudar com a oleosidade capilar. (Foto: Divulgação)

Dicas para acabar com a oleosidade capilar

Higienização – A luta contra o cabelo oleoso começa ainda no banho. A lavagem é um dos principais procedimentos que vai determinar a aparência pesada ou não. A água deve ser de morna à fria, nunca quente. Mesmo no inverno, evite a temperatura elevada. Isso só aumenta a produção da oleosidade natural do couro cabeludo, além de ressecar os fios.

Massageie a cabeça delicadamente com as pontas dos dedos. Nada de esfregar com força ou usar as unhas. Evite o uso excessivo e constante de shampoos para cabelos oleosos. Aplique condicionador apenas nas pontas. Na hora de enxaguar, deixe a água bem fria. Isso hidrata e fecha as cutículas dos fios.

Evite a água quente. Os hidratantes devem ser aplicados do comprimento para as pontas. (Foto: Divulgação)

Hidratação – Por medo do aumento da oleosidade, muitas mulheres deixam de hidratar os fios, o que é errado. Todo e qualquer tipo de cabelo precisa de nutrição. Para hidratar o cabelo oleoso, você precisa de produtos específicos, que contenham ingredientes em óleo em sua composição. Além disso, aplique do comprimento para as pontas. Na raiz dê preferência para condicionadores em mousse.

Leia Também:  Dieta do suco verde - como se faz

Manusear demais o cabelo – Evite passar a mão nos fios o tempo todo. Esse é outro procedimento que só aumenta o aspecto oleoso. Para quem tem essa mania, a dica é mantê-lo preso. Os resíduos presentes nas mãos aumentam a oleosidade dos cabelos, deixando-os mais sujos e consequentemente com um aspecto mais gorduroso.

Não passe a mão o tempo todo no cabelo. isso aumenta o aspecto oleoso. (Foto: Divulgação)

Talco – Para disfarçar a oleosidade, o talco pode ser usado em pequena quantidade na raiz. Mas é preciso usar com cuidado, pois o couro pode rejeitar o produto, apresentando coceira.

Bonés, lenços e chapéus – Para quem tem cabelo oleoso, seja homem ou mulher, a dica é evitar o uso de acessórios que abafem o couro cabeludo. Esse abafamento estimula a produção da oleosidade natural.

Esses são apenas alguns dos truques para quem tem cabelo oleoso. O uso de produtos adequados para esse tipo de problema já ajuda e muito, mas os mesmos devem ser usados na dosagem certa. O excesso também pode prejudicar o couro cabeludo, tendo um efeito contrário do esperado. Para diminuir a oleosidade dos cabelos é preciso lavar todos os dias, além de usar produtos específicos, como xampus adstringentes e cremes que esfoliam os fios e o couro cabeludo.

Leia também:

Cabelo com raiz oleosa e pontas secas: cuidados

Cabelos oleosos: dicas para cuidar

 

Top