Como planejar viagens usando a internet

A internet é poderosa ferramenta, nas mãos de quem deseja planejar uma viagem. Com ela, é possível pesquisar preços, agendar voos, conhecer os pacotes…

Por Editorial MDT em 23/08/2013

A internet é poderosa ferramenta, nas mãos de quem deseja planejar uma viagem. Com ela, é possível pesquisar preços, agendar voos, conhecer os pacotes de viagem em promoção, além de fazer um passeio virtual, em qualquer parte do mundo. Com antecedência, é possível planejar viagens usando a internet, de forma segura e prática. Veja algumas dicas.

Como começar o planejamento

Primeiramente, é preciso escolher o destino da viagem. Há pessoas que procuram por pacotes promocionais e decidem conhecer qualquer lugar. Entretanto, é indicado optar por um destino e fazer o planejamento em função dele.

Quando se fala em planejamento, está-se falando de antecedência e, é claro, muita pesquisa. Preparar a viagem usando a internet é muito mais fácil. Para quem deseja fazer passeios nacionais, o tempo de planejamento pode ser menor. Já os que pretendem ir a outros países necessitam ter mais atenção. Ao menos um ano de antecedência pode evitar muitos transtornos, principalmente para aqueles que nunca saíram do Brasil.

Uma boa dica é programar viagens fora de temporada, pois os preços são bem mais atrativos e pode-se economizar muito com isso.

Existem sites que são canais para trocas de informação, sobre todos os lugares do mundo. Neles, é possível conferir preços e avaliações dos próprios visitantes, a respeito dos passeios, voos, hotéis e restaurantes, além de dicas para o itinerário. Exemplo disso é www.tripadvisor.com.br, onde se pode encontrar todas as informações possíveis. Ao escolher, por exemplo, o hotel onde pretende ficar, devido ao preço compatível com o bolso, pode-se observar todas as opiniões dos que já passaram por lá.

Após encontrar algo que realmente interessa, a dica é pesquisar pelo endereço dos lugares e fazer um tour virtual usando a ferramenta do google, na parte “mapas”. Com paciência, dá para conhecer todas as ruas do lugar para onde se pretende viajar.

Outras dicas para planejar a viagem

Quem deseja economizar pode verificar quais são os voos que fazem escalas, pois eles são mais baratos do que os voos diretos. Nos sites de agências de turismo é possível conferir todos estes detalhes.

Para viagens internacionais, a dica á ter atenção com a moeda local. No caso do Euro, por exemplo, talvez seja mais interessante comprá-lo, no decorrer do ano de planejamento. Deixar para comprar tudo de uma vez, próximo à data da viagem, não garante um bom aproveitamento das variações das taxas de câmbio.

Finalmente, use a internet para programar a viagem, pesquisando também sobre a cultura e a gastronomia do local a ser visitado. Certamente, será muito mais proveitoso.

Top