Cuidados com o Corpo no Inverno

Inverno… a estação mais fria do ano, amada e odiada, porém seja lá qual for sua sensação, ela é inevitável. Assim, como não dá para evitar o frio, algumas mudanças de hábito também parecem ser impossíveis para fugir do mau tempo, como por exemplo os banhos quentes e longos ou ainda, passar um dia inteiro de meias e sapato fechado. O problema é que estes hábitos podem gerar consequências, o que faz com que seu corpo mereça atenção especial.

No inverno estamos mais expostos a vento forte, clima seco, baixa umidade do ar, poluição e tudo isso pode causar problemas. É nesta época que estamos mais propensos a problemas pulmonares, e também onde muitos sofrem com problemas de pele. sendo assim, é uma estação onde precisamos ter cuidados especiais. Confira o que fazer para manter a saúde e a beleza em dia durante o frio:

Cabelo:

Lave o cabelo pelo menos três vezes por semana: Com o frio é comum lavar o cabelo com menos frequência que o habitual, o problema é que isso,  essa mudança pode acabar aumentando a incidência de queda dos fios, portanto mantenha uma frequência adequada para a higiene capilar.

– Não lave o cabelo com água quente: Tudo bem que é mais agradável tomar banho com a água quente, mas para os cabelos isso pode ser um desastre a longo prazo. O hábito tanto pode remover a oleosidade natural do cabelo e provocando o ressecamento, assim como fazer com que nosso organismo produza mais óleo para manutenção do manto hidrolopídico e deixar os fios com aparência engordurada. Dê preferência a água morna.

Não saia de casa com o cabelo molhado: O frio e o vento do inverno podem causar alguns estragos nos fios, sem contar aquele tão odiado efeito frizz. Nesse caso, o secador pode ser a melhor solução caso precise sair, mas lembre-se dos cuidados básicos: antes de usar o aparelho, aplique nas madeixas um produto termo-protetor e não deixe que o jato de ar quente fique a menos de 15 centímetros dos fios, evitando assim outros tipos de danos.

Não descuide da hidratação: Os cabelos tendem a ficar ressecados na estação, o que faz a hidratação ser ainda mais importante. É preciso submetê-los ao tratamento no mínimo a cada quinze dias, mas dependendo de qual seja o tipo e o estado do seu cabelo, ele poderá ser feito uma vez por semana.

Pele:

– Evite banhos longos e quentes: A água quente e o uso constante de buchas e esponjas remove a camada a camada que protege a pele e a mantém hidratada, portanto os efeitos podem ser muito negativos.

– Hidrate-se por fora: Para evitar que sua pele fique ressecada e sofra desnecessariamente use hidratantes logo após o banho ou quando lavar o rosto e as mãos.

– Hidrate-se por dentro: De forma costumeira acabamos bebendo menos líquido do que deveríamos, então lembre-se de beber bastante água. A recomendação comum é de dois litros por dia.

Use filtro solar: O fato de estar frio ou de o céu estar nublado não exclui a necessidade de manter a pele protegida. Os raios ultravioletas continuam nos afetando, portanto cabe a nós cuidar de nossa saúde. Invista em filtros associados a hidratantes, pois essa é uma boa aquisição para o ano todo.

Lábios: Elas são mais frágeis que a nossa pele comum, podendo ser tão afetados pelo frio a ponto de criarem feridas e sangrar. Portanto invista em protetor labial e em batons que associam proteção e hidratação. Aliás, esta medida é válida para o ano todo.

Se o seu problema diz respeito as alergias mais sérias, com irritações ou descamações em quadro grave deve procurar um dermatologista. O alerta se deve ao fato de que os hidratantes comuns usados para aliviar o problema pode causar mais danos, portanto sendo importante a prescrição médicas de produtos adequados, com anti-inflamatórios, por exemplo. Procure um especialista, pois com certeza ele poderá fornecer orientações mais específicas caso o seu estado requeira este tipo de precaução.

Reply