Cuidados com Cabelos Afros

Normalmente quem tem uma mínima preocupação com a aparência, costuma se preocupar com os seus cabelos. Não é para menos: como sendo considerada a…

Normalmente quem tem uma mínima preocupação com a aparência, costuma se preocupar com os seus cabelos. Não é para menos: como sendo considerada a moldura do rosto, nada mais natural do que tratá-lo bem e garantir beleza e vida para o visual, porém estes tratamentos variam de acordo com o tipo de cabelo: fios cacheados exigem cuidados diferentes dos lisos, assim como os tingidos ou quimicamente tratados requerem procedimentos mais atentos que um cabelo considerado virgem.

Com o cabelo afro isso não poderia ser diferente: há sim cuidados especiais que devem ser tomados para garantir a beleza das madeixas. Confira:

Dicas para cuidar de cabelos afros:

A primeira dica e sem dúvida alguma, uma das mais importantes é investir na hidratação. Tudo bem que essa seja uma dica comum para todos os tipos de cabelo, mas a razão da ênfase deste tratamento nos cabelos afro é que os fios apresentam uma textura mais fina e mais frágil. O formato do fio faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo não deslize e chegue até as pontas. Isso costuma deixa-los mais vulneráveis a agressões naturais e, portanto mais propensos ao enfraquecimento. Portanto é indicada hidratá-lo em casa uma vez por semana e no salão uma vez ao mês.

Do mesmo modo que a hidratação, o uso de produtos específicos para este tipo de cabelo é uma alternativa sensata. Se antes não havia grandes opções, hoje a indústria percebeu a existência deste público crescente e investe em linhas específicas, colocando boas alternativas a nossa disposição. A razão pela qual esta compra é indicada é que cosméticos do gênero já apresentam fórmulas apropriadas para as necessidades de suas madeixas. Invista também no leave in, que ajudará a manter suas madeixas hidratadas. Se for preciso, peça sugestões do seu cabelereiro de confiança, que com certeza é a pessoa mais indicada para esta missão.

No que diz respeito a lavagem, o indicado é lavar os cabelos de duas a três vezes por semana. Esta medida serve para não ressecar ainda mais os fios. Quanto a temperatura da água, a regra de ouro é a mesma para todos os tipos de cabelo: esqueça o banho quente. A água deve ser no máximo morna.

Se o seu cabelo acorda armado é hora de lançar mão do leave in: umedeça os fios e aplique o creme, pois isso o manterá hidratado, protegido e desarmado durante o dia. Na hora de penteá-los, o mais indicado é usar pentes com dentes largos, para que os cachos possam ficar definidos. E pentear mesmo, só quando os fios estiverem molhados ou úmidos.

Se o seu cabelo for quimicamente tratado ou você está pensando seriamente no assunto, a dica é usar a sensatez: procure um cabelereiro que entenda do assunto. Estes fios são mais frágeis e exigem mais cuidados que o habitual, tanto em preparação antes do procedimento quanto nos retoques, portanto não entregue suas madeixas na mão de qualquer um.

E então? Pronta para cuidar dos seus cabelos?

 






Top