Cuidados ao abastecer o carro: dicas

Para o carro não lhe deixar na mão é importante investir em combustível de qualidade. O problema é quando a fraude só é descoberta…

Por Élida Santos em 18/12/2012

Para o carro não lhe deixar na mão é importante investir em combustível de qualidade. O problema é quando a fraude só é descoberta depois que algum defeito mais grave obriga uma parada em um mecânico. Para que você não passe por essa situação é necessário ficar atento em vários aspectos. Pensando em quem quer vida longa para o carro, separamos algumas dicas que se deve ter ao abastecer o veículo.

Leia mais sobre: Gasolina adulterada (batizada) – saiba como 

Cuidado com o combustível que coloca no carro (Foto: Divulgação)

Lista de postos que adulteram combustíveis

Para ajudar o consumidor a manter o combustível do carro com a melhor qualidade, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) está divulgando em seu site a listagem com postos de gasolina que foram autuados pela fiscalização por venda de combustível adulterado. Por meio do link http://www.anp.gov.br/?id=622 você fica ainda mais atento com relação aos locais que vendem produtos irregulares nesse segmento e que foram notificados e só voltarão a funcionar mediante pagamento de multa e regularização da situação.

Mesmo sem ser um fiscal da ANP você pode ajudar o órgão a identificar os postos que estão enganando os consumidores. Para isso, denuncie em sigilo o local que você desconfia que está adulterando o combustível por meio do telefone 0800-900267. O comunicado também pode ser feito para o Centro de Relações com o Consumidor, da ANP. A Agência irá averiguar as acusações e notificar o estabelecimento caso a denúncia se confirme.

Saiba mais sobre: Capitais com Gasolina Mais Cara Do Brasil

Escolha postos de gasolina com garantia de qualidade (Foto: Divulgação)

Pontos importantes a serem observados após o abastecimento

Para saber se o combustível do seu carro foi modificado observe alguns pontos:

• o desempenho do veículo piora, principalmente em subidas;
• o consumo aumenta sem motivos;

• torna-se difícil dar a partida pela manhã;

• o carro morre no semáforo ou em pequenas paradas;

• o carro começa a bater pino (combustão ocorre em momento errado).

Esses são sintomas que o combustível do automóvel é de má qualidade. Mude de posto de gasolina e escolha sempre empresas que atestem o combustível que vendem, como acontece com a BR, por exemplo. Também é importante desconfiar de valores muito abaixo do mercado. Combustível barato demais pode ser um sinal de que não tem qualidade.

Top