Cuidado com a segurança das crianças na cozinha

As crianças são naturalmente curiosas porque ainda estão descobrindo o mundo e, para elas, não há discernimento entre o que é brinquedo e o…

Por Editorial MDT em 29/12/2011

As crianças são naturalmente curiosas porque ainda estão descobrindo o mundo e, para elas, não há discernimento entre o que é brinquedo e o que não é. Por isso, mexem em tudo o que aparece em sua frente, muitas vezes, causando acidentes. A casa inteira oferece perigos aos pequeninos, mas não há lugar mais perigoso que a cozinha, que é cheia de objetos curiosos e que podem machucar os seus filhos. Sendo assim, é preciso ter muito cuidado com a segurança das crianças na cozinha.  

O objeto que mais causa acidentes na cozinha certamente é o fogão. Enquanto as mães estão cozinhando algo, vão lavar a louça ou se ocupar com outra coisa e os pequeninos, que são rápidos, levantam os seus pezinhos e alcançam as alças das panelas, derrubando o líquido ou o alimento quente sobre eles. É desse modo que acontecem muitas queimaduras em crianças. Para evitar que isso aconteça, mantenha sempre as alças para o lado de dentro do fogão, e para que o seu filho não queime o dedinho nas chamas do fogão, já existe um protetor feito especialmente para esse fim. É só procurar nas lojas de utilidades domésticas.

O protetor de fogão é ideal para evitar acidentes. (Foto: Divulgação)

Os objetos pontiagudos como facas e garfos devem ficar longe do alcance infantil. Portanto, não os guarde em gavetas baixas e, se isso não for possível, coloque travas nas gavetas. Além de conterem objetos perigosos, as gavetas em si podem machucar as crianças, pois elas às vezes não têm força o suficiente para abri-las e acabam prendendo os dedinhos nelas.

O chão liso e molhado faz com que os pequenos escorreguem e se machuquem. Por isso, mantenha o chão sempre limpo e seco e, se possível, coloque tapetes de plástico, semelhantes aos usados no box do banheiro, para evitar que eles escorreguem.

Tapetes de plásticos evitam escorregões. (Foto: Divulgação)

Se o seu filho for muito pequeno, não deixe que ele suba nas cadeiras sozinho, pois ele poderá passar facilmente da cadeira para a mesa, sofrendo uma grande queda. Além disso, subindo em cadeiras, ele conseguirá alcançar locais perigosos.

As cadeiras permitem que as crianças alcancem locais perigosos. (Foto: Divulgação)

A cozinha é um local que pode causar inúmeros acidentes com as crianças. Desse modo, toda a atenção deve ser desviada para esse local, principalmente quando os seus filhos estiverem nele. Assim, você evitará dores e problemas desnecessários.

 

Top