Cromo: conheça os benefícios deste mineral

Cromo: conheça os benefícios deste mineral

O cromo é um tipo de mineral que, quando ingerido na quantidade certa, ajuda a regular o teor de açúcar no sangue e evita…

Por Isabella Moretti em 03/07/2013

O cromo é um tipo de mineral que, quando ingerido na quantidade certa, ajuda a regular o teor de açúcar no sangue e evita os picos de insulina.

O cromo é um mineral que ajuda a emagrecer. (Foto:Divulgação)

Muitos especialistas consideram o cromo como um nutriente essencial, mas as células humanas não são capazes de produzir este mineral. Para conseguir ingerir o componente e desfrutar dos benefícios, é importante elaborar um cardápio alimentar rico em cromo.

Onde encontrar o cromo?

Entre os alimentos que são considerados ‘poderosas fontes de cromo’, vale ressaltar a carne vermelha, a levedura de cerveja, o pão de trigo integral, a pimenta malagueta, a ostra, o pão de centeio, o gérmen de trigo, a batata, a maçã, a cenoura, a pimenta verde e a cenoura.

A carência de cromo também pode ser resolvida com suplementação. Um teste de sangue é capaz de revelar se o organismo realmente está carente do mineral.

A carne vermelha é uma fonte de cromo. (Foto:Divulgação)

Cromo emagrece

O cromo tem se revelado um importante aliado na hora de fazer dieta. A substância é capaz de reduzir o apetite e também inibe a vontade de comer doces. Com uma alimentação mais controlada e com porções menores, o indivíduo consegue eliminar os quilinhos extras.

O consumo de cromo também ajuda a emagrecer porque reduz a gordura corporal, principalmente aquela acumulada no abdômen. Basicamente o componente transforma o carboidrato em uma fonte de energia, evitando que ele fique armazenado sob a forma de gordura.

Para conseguir emagrecer com cromo, é fundamental ingerir o mineral na dose certa e também investir em uma alimentação equilibrada. Uma forma de absorver melhor o elemento é consumindo vitamina C. É importante se alimentar a cada três horas, além de evitar farinha e açúcar branco.

O cromo está presente no pão integral. (Foto:Divulgação)

O cromo ajuda a levar uma vida mais saudável, desde que não seja consumido em excesso. A ingestão exagerada deste mineral pode ser acompanhada de efeitos colaterais, como dores de cabeça, náuseas, tonturas, reações cutâneas e sangramento nasal.

Benefícios do cromo para saúde

Além de ajudar a perder peso, o cromo é um grande aliado da saúde. Confira os benefícios deste mineral:

– Reduz o nível de colesterol ruim (LDL);

– Diminui o cansaço do dia a dia;

– Alivia os sintomas da depressão;

– Reduz as oscilações de humor, principalmente em tempos de TPM;

– É um grande auxílio no tratamento da diabete tipo 2;

– Melhora a capacidade de ganhar massa muscular;

– Combate o aparecimento de celulites;

– Atua como um poderoso antioxidante;

Top