Crianças sabem distinguir pessoas mentirosas das verdadeiras, revela pesquisa

Crianças menores de 1 ano e quatro meses são capazes de distinguir o verdadeiro do falso. É o que revela uma pesquisa conduzida pela…

Por Editorial MDT em 24/02/2012

Imagem (Foto Divulgação)

Crianças menores de 1 ano e quatro meses são capazes de distinguir o verdadeiro do falso. É o que revela uma pesquisa conduzida pela Universidade Concórdia de Montreal, no Canadá. Segundo o estudo, elas gostam de copiar o que observam e ouvem, mas escolhem por não seguir o exemplo daqueles que acham ser pouco confiável. A pesquisa foi recentemente divulgada na revista Infant Behavior Development.

Para a pesquisa foram selecionadas 60 crianças de 13 e 16 meses, as quais foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo foi posto com peritos adultos confiáveis e o segundo com não confiáveis. Na primeira observação, os adultos olhavam dentro de uma caixa e expressavam seu entusiasmo. Depois, as crianças recebiam as caixas para conferir se a mesma continha um brinquedo para averiguar a confiabilidade do adulto.

Na segunda tarefa de imitação, o mesmo adulto ligava a luz apertando o interruptor com a cabeça em vez de utilizar as mãos. Somente 34% das crianças cujos adultos não eram confiáveis copiaram o gesto bizarro. Já no grupo do adulto confiável, 61% das crianças copiaram a atuação. A pesquisa concluiu que a maior parte das crianças nessa idade se nega a copiar um adulto após demonstrar que este a tapeou.

“Assim como as crianças mais velhas, os bebês registram se um indivíduo é preciso ou impreciso e utilizam essa informação para guiar sua aprendizagem posterior”, disse a principal autora do estudo, Diane Poulin-Dubois, do Departamento de Psicologia da Universidade Concórdia e membro do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Humano. “As crianças optam por não aprender algo com alguém que eles percebem como pouco confiável”.

Top