Crianças com diabetes tipo 1: cuidados

O diabete infantil exige cuidado especial com a alimentação da criança, de forma a ela ter que seguir algumas restrições por toda a sua vida. É comum, nos deparamos com crianças se deliciando com balas, chocolates e sobremesas. No entanto, diante de uma criança portadora de diabetes, isso é contraindicado. Tendo isso em vista, conheça os cuidados que devem existir com Crianças com diabetes tipo 1: cuidados.

Conheça os cuidados que devem existir com o diabetes na escola

 

Crianças com diabetes tipo 1: cuidados

O diabetes tipo 1 costuma aparecer de forma abrupta e inesperada, podendo acometer crianças e adolescentes, em qualquer idade. Atualmente, é um dos problemas crônicos mais comuns da infância, surgindo 200 casos novos a cada dia, ao redor do mundo. Além disso, quando não devidamente tratada, pode trazer consequências graves à saúde da criança.

Saiba quais são as manifestações clínicas do diabetes tipo 1

Segundo especialistas, o diabetes tipo 1 de manifesta de repente e por isso, é muito importante que os pais estejam atentos aos sinais da doença. Entre eles, podemos citar:

  • Aumento da sede;
  • Aumenta das micções;
  • Perda de peso.

Compreendendo as manifestações do diabetes infantil

Como foi anteriormente citado, o diabetes tipo 1 é mais prevalente entre as crianças. É uma doença auto-imune, ou seja, o corpo produz anticorpos contra as células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Assim, diante da falta dessa substância, as taxas de açúcar no sangue se tornam descontroladas, podendo resultar em graves consequências para vida do indivíduo portador.

A ingestão de açúcar deve ser evitada entre as crianças diabéticas. (Foto: divulgação)

Controlando o diabetes infantil

Como o corpo da criança não tem a insulina que é responsável pela regulação das taxa de glicose (açúcar) no sangue, é necessário que ela receba injeções de insulina, diariamente. Além disso, é imprescindível que ela mantenha o controle da entrada de açúcar no corpo.

Conheça os cuidados essenciais com crianças com diabetes tipo 1

A dieta da criança diabética deve seguir os mesmos exemplos de uma alimentação saudável. Assim, é essencial fracionar a alimentação em 6 refeições diárias, de forma a equilibrar as calorias e evitando o excesso de proteínas, carboidratos e gorduras. Além disso, é essencial evitar o consumo de açúcar.

Conheça os sintomas do diabetes tipo 1

A prática de exercícios físicos também é fundamental para as crianças portadoras de diabetes tipo 1. Um bom exemplo é a natação, o futebol e a dança. Vale ressaltar que os pais devem ajustar as sessões de exercícios com os alimentos e as doses de insulina ideais para o controle da doença.

O diabetes tipo 1 é uma doença crônica, necessitando de acompanhamento especial. Após conhecer os cuidados que devem existir com as crianças com diabetes tipo, basta seguí-los e obter os benefícios.

Reply