Diabetes na escola: cuidados a tomar

Durante a fase escolar, muitas mães se preocupam com os problemas de saúde que afetam as crianças. Entre todas, o diabetes é a segunda…

Durante a fase escolar, muitas mães se preocupam com os problemas de saúde que afetam as crianças. Entre todas, o diabetes é a segunda doença mais comum. Por ser crônica, necessita de cuidados especiais. Conheça alguns cuidados com o diabetes na escola.

Saiba como o sono pode evitar o diabetes em jovens.

O diabetes é uma doença que necessita de atenção especial. (Foto: divulgação)

Diabetes – doença crônica

O diabetes é uma doença crônica e que requer cuidados durante todo o dia. É necessário um controle diário e a aplicação da insulina deve ocorrer, até mesmo quando os pequenos estão na escola. A maioria das crianças e dos adolescentes passa mais tempo em ambiente escolar do que em suas próprias casas. Devido a isso, muitos pais sentem-se apreensivos com os cuidados que os professores tem com a doença. Sendo assim, é muito importante que os responsáveis legais e os professores estejam envolvidos nos cuidados necessários com as crianças com diabetes, de forma a garantir a segurança delas na escola.

O planejamento é essencial

Os cuidados com as crianças que tem diabetes são necessários durante todo o dia e de forma constante. Por isso, os alunos portadores dessa doença necessitam de espaço e tempo suficientes para realizarem seus controles glicêmicos e aplicação de insulina. Além disso, é muito importante que a escola realize um planejamento em relação ao período de lanches e alimentos mais saudáveis que devem ser consumidos durante o dia. Tudo isso para evitar futuras consequências à saúde das crianças.

Todos os funcionários da escola devem receber informações sobre o diabetes. (Foto: divulgação)

A informação deve ser ampla

Todos os funcionários da escola, incluindo professores, atendentes e secretárias devem receber orientações adequadas sobre o diabetes. Através disso, as consequências da glicemia descontrolada podem ser minimizadas ou evitadas, ajudando o aluno a ter o controle ideal da sua doença.

Leia Também:  Os principais erros cometidos na hora de conquistar uma mulher

Avalie a estrutura escolar

É ideal que toda escola que receber um aluno portador de diabetes possua estruturas ideais para atender a criança em todas as circunstâncias. Por isso, é importante que os pais avaliem a estrutura escolar antes de matricular seu filho. Em alguns Estados é possível encontrar escolas em que há presença de uma enfermeira capaz de atender a criança em situações de risco.

Os pais e a escola devem trabalhar juntos para que o aluno portador de diabetes seja bem cuidado. (Foto: divulgação)

O diabetes é uma doença crônica e necessita de cuidados especiais. Por isso, é muito importante que a criança diabética tenha condições adequadas para realizar o controle glicêmico em qualquer ambiente, inclusive no escolar. Após conhecer alguns cuidados a tomar com o diabetes na escola, é importante que os pais avaliem a capacitação dos profissionais no ambiente e fiquem atentos às possíveis consequências.

Conheça como o diabetes noturno eleva o risco do diabetes.

Top